Destaques

Planos de saúde serão notificados pelo Procon-RJ

proconrj

A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Procon-RJ, realizou na quarta-feira (03/07) o terceiro e último dia da Operação Check up. O objetivo da vistoria era percorrer grandes Centros Médicos particulares para listar as irregularidades em relação aos planos de saúde. Durante os três dias, 250 pessoas foram abordadas, totalizando 92 reclamações contra 17 planos de saúde. A partir dos dados colhidos nesta ação as empresas reclamadas serão notificadas e multadas.

Durante a blitz, os agentes conversaram com os pacientes que esperavam atendimento nas clínicas particulares e por meio de questionário respondido verificaram a insatisfação no atendimento fornecido pelos planos de saúde.

Os problemas mais recorrentes foram o longo tempo de espera para o atendimento, a demora para a marcação de consultas e exames, e a recusa dos planos para a cobertura de diversos tratamentos. Empresas com a Amil, Golden Cross, Unimed, Dix, Assim e SulAmérica estão entre as mais reclamadas.

Será feito um balanço apresentando números e as principais irregularidades, e que este relatório poderá gerar também uma ação civil pública.

Até o mês de junho, deste ano, o Procon-RJ recebeu 260 reclamações contra planos de saúde nos principais postos de atendimento.

As denúncias e reclamações contra planos de saúde devem ser encaminhadas aos postos de atendimento do Procon-RJ ou para o canal de atendimento Disque Procon 151.