Noticias

Mutirão de Conciliação será promovido em Nova Iguaçu pelo Juizado Especial Criminal

Será realizada nesta sextas-feira ( 5),a primeira etapa do Mutirão de Conciliação do Juizado Criminal de Nova Iguaçu. Nesta e nas próximas sextas-feiras do mês de julho, há previsão de cerca de mil audiências que serão mediadas por conciliadores, ex-conciliadores, estagiários, sob a supervisão da juíza do 1° Juizado Especial Criminal de Nova Iguaçu, Rosana Navega Chagas, dos representantes do Ministério Público e do coordenador da equipe de conciliação, José Ramon Fernandes Blanco.

“Ousamos fazer milhares de audiências, pois só desta maneira poderemos reduzir o  acervo, que é nossa meta, além de propiciar a reconciliação das partes e a pacificação social na comarca”, afirma a juíza.

Este é o segundo mutirão realizado no ano, e o próximo está previsto para novembro. Essa previsão se baseia no sucesso dos anos anteriores, com mais de 70% dos feitos solucionados.

A magistrada ressaltou ainda que o não comparecimento das partes intimadas importará no arquivamento dos autos, por desistência tácita, providência prevista no Enunciado nº 117 do Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE).

JECrim é
O Juizado Especial Criminal,, também conhecido por JECrim, é um órgão da estrutura do Poder Judiciário brasileiro destinado a promover a conciliação,