Noticias

Rodrigo Neves é reeleito prefeito de Niterói

img_0540

Assim como em 2012, Rodrigo Neves, do PV, e Felipe Peixoto, do PSB, disputaram o segundo turno da eleição para prefeito de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. E também o resultado foi idêntico, com Neves vencendo o adversário na corrida pela prefeitura – apenas as legendas não são as mesmas: quatro anos atrás, Neves era do PT e Felipe, do PDT.

Neste domingo (30), Rodrigo Neves confirmou seu favoritismo e conquistou o segundo mandato. Ele teve 58,59% dos votos válidos, contra 41,41% de Felipe, com a apuração de 100% das urnas. Apesar do desgaste de ter deixado o PT apenas no início deste ano, Neves se apoiou nas realizações de seu governo para se reeleger.

Durante a campanha, o agora prefeito reeleito conviveu com ataques dos demais candidatos, que buscaram associá-lo aos escândalos de corrupção operados durante os governos do PT. Principal oponente de Neves desde o início da corrida eleitoral, Felipe Peixoto também precisou se defender de acusações de má gestão, motivadas por seu período como secretário estadual de Saúde – cargo que deixou no fim de 2015 justamente para preparar sua candidatura a prefeito.

Rodrigo Neves tem 40 anos e nasceu em Niterói. Casado e pai de três filhos, ele se formou em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e entrou na política ao se eleger vereador em 1996, sendo reeleito para mais dois mandatos. Em 2006 e 2010 foi eleito deputado estadual, tendo disputado em 2008 a Prefeitura de Niterói pela primeira vez, sem sucesso. Já foi secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia em Niterói e secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Entre suas principais propostas para o novo mandato estão a consolidação do BRT TransOceânica como principal via de mobilidade urbana da cidade, a integração com os governos estadual e federal para reduzir a criminalidade, a ampliação do número de vagas no Ensino Fundamental em horário integral e a expansão da cobertura do programa Médico de Família na cidade.