Noticias

Rio abre nova agência do Sine para atendimento aos trabalhadores

carteira-de-trabalho-garante-o-acesso-do-cidadao-aos-direitos-trabalhistas

O governo do estado do Rio de Janeiro, em parceira com o Ministério do Trabalho, reinaugura amanhã (20) a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RJ), no centro da cidade. O novo posto, localizado à Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, substituirá a unidade Coderte que foi desativada. A unidade, temporariamente, não emitirá Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O local administrado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda funcionará de 8h30 às 17h para requerimento de Seguro-Desemprego, que garante ao trabalhador demitido sem justa causa o recebimento do benefício temporário, e intermediação de mão de obra.

O serviço de intermediação de mão de obra funciona por meio das agências estaduais de Trabalho e Renda, distribuídas em todo o estado, e ajuda o trabalhador a encontrar uma vaga de emprego de acordo com seu perfil profissional. Já o empregador pode utilizar o banco de dados para disponibilizar suas vagas e encontrar o profissional conforme o perfil da empresa.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda também atua em cinco unidades do Rio Poupa Tempo. A lista pode ser consultada no site da secretaria. O agendamento para essas unidades e para os 11 postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ), na capital, deve ser feito pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho. As unidades funcionam de 8h30 até às 17h.

Os 25 postos distribuídos nas demais regiões funcionam com o sistema de pronto atendimento, por ordem de chegada.

O trabalhador dispensado sem justa causa deve receber do empregador o requerimento do Seguro Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos contracheques.

 

(Fonte Agência Brasil)