Destaques

Saiba o que fazer para solicitar seu seguro-desemprego

Carteira-de-trabalho-junco-com-dinheiro.1

Você ficou desempregado recentemente? Saiba que para solicitar seu seguro-desemprego? ou qualquer questão no Ministério do Trabalho e emprego é necessário fazer agendamento para solicitar.

Para fazer agendamento do seguro desemprego você poderá fazer online pelo link http://saa.mte.gov.br e digitar neste link o estado, município, posto de atendimento, tipo de agendamento. Mas, se está perdido (a) sobre o seguro desemprego? Saiba o que ele é e suas nuances e como funciona.

O seguro desemprego é um benefício temporário destinado à assistência de trabalhadores desempregados, mas somente aqueles que foram demitidos sem justa causa ou por causa indireta (catástrofe, por exemplo) e este auxiliam ajuda a inserir os trabalhadores no mercado de trabalho. Para requerer este benefício o trabalhador vai precisar ir a uma Unidade de atendimento ao trabalhador e por isso, deve fazer o agendamento comentado acima.

Com o Seguro Desemprego 2014 você pode receber parcelas todos os meses de acordo com sua faixa salarial anterior. Esse seguro tem durabilidade de no máximo 5 meses, e você tem que ir atrás também para entender o prazo que você poderá receber. Para quem trabalhou como CLT a mais de um ano é concedido esse prazo máximo de cinco meses, para quem trabalhou menos é menos tempo também. Mas tudo isso você analisa quando for dar entrada.

Para dar entrada no Seguro Desemprego 2014 você tem do 7° ao 120° dias para fazer isso. Portanto atende bem a esse prazo, por que depois que passa não tem como dar entrada mais. E sem contar ainda que você dá entrada e somente depois de 30 dias que você começa a receber o beneficio, então pode demorar ainda mais, e se você não tomar cuidado acaba demorando mais do que você precisa. O primeiro passo para dar inicio ao processo é procurar o contador da empresa onde você trabalhou, para pegar as fichas, mas isso ele já deve lhe entregar no dia do acerto.

Outros requisitos para receber o seguro desemprego estão ter recebido dois salários consecutivos no mínimo, nos últimos seis meses; ter sido empregado pelo menos 6 meses nos últimos 3 anos; não possui renda de qualquer natureza suficiente para a manutenção própria do trabalhador e sua família; e não estar recebendo nenhum outro benefício, com exceção do auxílio acidente, auxílio reclusão e pensão por morte que são benefícios que podem ser acumulados junto com o seguro-desemprego.A pessoa tem o direito de receber de 3 a 5 meses de seguro, tudo isso é calculado e definido de acordo com a quantidade de meses que a pessoa ficou de carteira assinada. Então não deixe de analisar isso também e ver quantos meses você vai pegar.

No ato de solicitação do benefício o trabalhador no ato pode até mesmo ser encaminhado a uma nova vaga, se houver algo disponível dentro de seu perfil e também respeita alguns requisitos para nova vaga como semelhante à vaga do emprego anterior, requisitos de ocupação, nível de escolaridade, qualificação do trabalhador e também seja uma vaga de emprego com remuneração semelhante e também com grau de complexidade da nova ocupação e jornada de trabalho semelhante. No caso da oferta de novo trabalho ao trabalhador que recebe seguro desemprego ele não pode recusar a oferta de trabalho. Porém, o seguro desemprego não será suspenso se caso o trabalhador justifique incompatibilidade com a vaga, comprovando estar em processo de aposentadoria ou de qualificação; estar com problemas de saúde, ter trabalhado na empresa da nova vaga e ter dificuldade de adaptação, endereço do trabalho ser de difícil acesso, atividade de o novo emprego ser insalubre, com condição de periculosidade, entre outros motivos.

Preencha os dados pedidos, como seu Estado, Município, qual será o posto de atendimento que você deseja marcar, normalmente as pessoas selecionam essa informação de acordo com o lugar mais próximo da residência, para ficar mais fácil de ir. E por ultimo preencha também o tipo de atendimento que deseja, que no caso são os serviços dos quais você pode estar agendando para ser atendido. Agora que você sabe como fazer Agendamento Seguro Desemprego basta entrar no site e garantir o seu. Mas que seja uma data onde você tenha certeza de que poderá comparecer. Caso contrário não tem como você marcar, ou não seria viável ao mesmo tempo.

Esse Agendamento Seguro do Desemprego Online é totalmente gratuito e você não paga nada por utilizar, mas o comparecimento é indispensável. Outros serviços também podem ser agendados além desse, como por exemplo, emissão da carteira de trabalho, entre outros serviços. Todos relacionados ao Ministério do Trabalho e Emprego podem ser agendados nesse site, mas para algumas cidades, em especial as de pequena população, esse serviço não consta, então a pessoa procura o atendimento presencialmente normalmente, sem precisar agendar antes, por isso veja se na sua cidade já está em funcionamento.