Noticias

Estados Unidos lançam 1º ataque aéreo contra Estado Islâmico em Bagdá

aviões-americanos

As Forças Armadas dos Estados Unidos atacaram um alvo do Estado Islâmico (EI) localizado no sudoeste de Bagdá, afirmou o Comando Central (Centcom) americano na segunda-feira, em uma expansão da campanha do governo de Barack Obama contra o grupo militante. É a primeira operação contra combatentes jihadistas nos arredores da capital iraquiana. Aviões americanos também bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste da cidade de Mossul, controlada por extremistas, no Norte do Iraque.

“O ataque aéreo no sudoeste de Bagdá foi o primeiro como parte de nossos esforços expandidos para proteger nossos cidadãos e missões humanitárias e atingir alvos do Estado Islâmico enquanto as forças iraquianas conduzem suas ofensivas”, afirmou o Comando Central em comunicado.

De acordo com o Centcom, as posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para “disparar contra soldados iraquianos”. No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI.

Os Estados Unidos estão aumentando sua resposta militar ao grupo radical, que decapitou três reféns ocidentais — dois americanos e um britânico — em menos de um mês.

Desde 8 de agosto, as forças americanas já realizaram 162 ataques aéreos contra os jihadistas. O Estado Islâmico, grupo dissidente da al-Qaeda, proclamou um califado envolvendo uma ampla região entre o Iraque e a Síria.