Noticias

Faetec está com inscrições abertas para 19 mil vagas em cursos de qualificação profissional

faetec

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) está com inscrições abertas para 19.642 oportunidades em cursos gratuitos de qualificação profissional em todo o estado. As vagas estarão disponíveis em 90 unidades da fundação, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os interessados têm até o dia 11 de maio para realizar as inscrições no site www.faetec.rj.gov.br.

Os destaques são os novos cursos oferecidos nos recém-inaugurados CVTs Campinho, com 30 vagas para Estofador de Móveis, e Seropédica, com 40 para Comprador, que forma profissionais responsáveis por selecionar e avaliar fornecedores em um processo de compra na gestão de negócios. A ampliação da rede também conta com as unidades de Austin, Piabetá, Valença e uma Escola Técnica Estadual (ETE) em Volta Redonda. No total, as unidades somam 1.240 vagas.

Os cursos de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista em Meios de Hospedagem, por exemplo, são um diferencial para quem deseja aproveitar as oportunidades que chegam com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão procurar um dos 93 polos da Faetec Digital, distribuídos em todo o estado.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo da qualificação, a idade mínima varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 13 de maio, a partir das 9h, e a listagem completa vai ser publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 14 e 20 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 30 de junho.