Noticias

Corpo de Bombeiros do Rio inicia Operação Especial para a Copa

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia neste domingo (18.05) a Operação Especial para a Copa do Mundo. Durante dois meses, a corporação contará com o reforço de 50% do efetivo diário. O objetivo é diminuir o tempo-resposta dos atendimentos com a atuação de cerca de 1.500 militares e o deslocamento de recursos para pontos estratégicos. O monitoramento das ações será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Estado.

O CBMERJ vai empenhar, diariamente, dez grupos táticos avançados nas rotas protocolares, próximos aos hotéis, centros de treinamentos, eventos e pontos turísticos; além de guarnições de intervenção rápida e força-tarefa. A orla também contará com um aumento de 90 guarda-vidas, que vão atuar com equipamentos de salvamento marítimo e o auxílio de 18 embarcações, além do emprego de aeronaves. Em dias de jogos, 150 bombeiros e 50 agentes de Defesa Civil estadual estarão estrategicamente posicionados no Maracanã e no entorno do estádio.

De acordo com o superintendente extraordinário para grandes eventos da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Wanius Amorim, a rotina operacional da cidade não será afetada, uma vez que os militares atuarão no reforço, fora do horário de serviço, por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS).

– Com o planejamento adotado, serão tomadas as medidas necessárias para atuação nas proximidades dos locais de evento. Desta forma, a corporação vai cobrir todo o Rio de Janeiro e reforçar os centros de maior impacto em decorrência das festas e dos jogos da Copa do Mundo – afirma.

Como parte do protocolo das visitas de missões consulares, militares do Corpo de Bombeiros e técnicos da Defesa Civil do Estado ministraram, nas últimas semanas, palestras sobre planejamento operacional para representantes de diversos países como Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Rússia, Bélgica, Canadá, França, entre outros.