Noticias

Estado do anuncia medidas para reinserção social de dependentes químicos

O Governo do Estado assinou, nesta sexta-feira (14/02), termo de cooperação entre a Secretaria de Prevenção a Dependência Química (Sepredeq) e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) para promover a reinserção social de dependentes químicos. A iniciativa prevê a criação de oportunidades de empregos, além da emissão de carteiras de trabalho e outros documentos. O governador Sérgio Cabral participou da solenidade, acompanhado do secretário estadual de Prevenção a Dependência Química, Filipe Pereira, do secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Tavares Romay, e do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano.

– O processo de ação de repressão à venda da droga e, por outro lado, a prevenção, a orientação, a atenção e o acolhimento é uma combinação importante. O Estado não tem, muitas vezes, como resolver a desestruturação familiar, mas tem como acolher estas pessoas e dar um novo destino a elas. A questão do trabalho, a questão da renda, da dignidade. Vamos trabalhar credenciando instituições que estão na ponta realizando e vamos acolher as pessoas que precisam tanto de nossa atenção – disse o governador.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) também firmou acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Prevenção a Dependência de Drogas. A partir de agora, a responsabilidade pelo acompanhamento da execução, fiscalização e controle das vagas das comunidades terapêuticas contratadas pela Senad fica a cargo da secretaria estadual.

Também foi lançado ainda o edital de apoio a comunidades acolhedoras terapêuticas e anunciada a criação da Unidade Modelo de Acolhimento (UMA) para dependentes químicos em Valença.