Noticias

Secretaria de Fazenda oferece 100 vagas para novos profissionais

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a Secretaria de Fazenda vai realizar novo concurso para auditores fiscais da Receita Estadual. Serão 100 vagas e o salário-base inicial é R$ 13.186,76, um dos maiores do país. O concurso foi autorizado e publicado no Diário Oficial de 18 de abril. A organizadora do concurso é a Fundação Carlos Chagas.

Desde 2007, foram nomeados 599 auditores visando reforçar a excelência dos serviços da secretaria e suprir o grande déficit que havia nesta categoria, além de aumentar o quadro da atividade-fim da pasta. Em 2007, também foi feito o primeiro certame, após 18 anos sem ampliação do quadro de auditores.

A Secretaria de Fazenda, além dos cinco concursos para auditores fiscais, já realizou dois concursos para a categoria de Oficial de Fazenda e criou a categoria de Analista de Finanças Públicas. No total, nos últimos seis anos, foram empossados 877 servidores. A meta é realizar novos concursos periodicamente para o preenchimento de 100 vagas cada.

Entre as atribuições dos auditores fiscais está o exercício das atividades de tributação, fiscalização, arrecadação, cadastro, planejamento e informações econômico-fiscais da Secretaria de Fazenda. Ou seja, é o auditor fiscal que garante o ingresso, nos cofres públicos, dos recursos essenciais à manutenção da máquina estatal e aos investimentos capazes de promover o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Neste novo concurso, a secretaria alterou o conteúdo e as disciplinas avaliadas, incluindo, por exemplo, Inglês e Direito Penal. O concurso contará com duas provas, ambas de caráter eliminatório e classificatório e serão realizadas em dois domingos subsequentes.

Na Prova 1, serão abordadas as seguintes disciplinas com o número de questões correspondentes: Língua Portuguesa (20); Língua Inglesa (10); Administração e Informática (26); Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria (20); e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal (24). Na Prova 2, as matérias que deverão ser estudadas são: Direito Empresarial/Comercial, que terá 12 questões; Economia e Finanças Públicas, com 18; Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, com 24; e Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias, que somam 46 questões. O valor da inscrição é de R$ 180.