Noticias

Decreto que prevê quebra de sigilo e criado pelo governo do Rio

Decreto de Sérgio Cabral cria polêmica no Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)

Texto – assinado pelo governador Sérgio Cabral  está causando polêmica no Rio,publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (22) – diz que operadoras de telefonia e internet terão prazo máximo de 24 horas para atender aos pedidos de informação da comissão, sem mencionar a necessidade de autorização judicial para quebra de sigilo. O decreto estadual  criou a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) .

Por volta das 22h, por meio de nota, a assessoria de imprensa do governador Sergio Cabral informou que “em momento algum, estabeleceu que a CEIV quebrasse sigilos”, apesar do parágrafo único. Cabral reforçou, por meio de seu Twitter, que “o decreto que criou a comissão para investigar vândalos não substitui o papel da justiça”. A postagem foi feita pouco antes das 22h30.  

O procurador-geral do estado do Rio, Marfan Martins Vieira, afirmou, nesta terca-feira (23), por meio da assessoria de imprensa, que não existe possibilidade de haver quebra de sigilo telefônico sem autorização judicial, já que o decreto estadual não pode se sobrepor à legislação federal sobre o tema.

“O decreto limita-se a fixar prazo para resposta dos pedidos de informação da comissão, sejam eles formulados diretamente ou por meio de decisão judicial, nos casos em que esta seja necessária, nos termos da legislação federal aplicável”, disse o MP-RJ em nota oficial.

‘Todos os direitos serão respeitados’, diz presidente da comissão
O presidente da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas, o procurador do Ministério Publico, Eduardo Lima Neto, frisou que não haverá violação de direitos e ressaltou que a medida tem como objetivo “dar velocidade à apuração dos fatos”.

“Todos os direitos das pessoas serão respeitados. Tanto as polícias quanto o Ministério Público em nenhum momento vão indicar um caminho excepcional. Tudo exatamente dentro da legalidade. É só uma questão de prazo nas investigações”, disse o procurador Eduardo Lima Neto, acrescentando que a comissão deve investigar ainda informações de policiais militares do Serviço Reservado, conhecidos como P2, estarem infiltrados em manifestações para promover violência: “Todos serão investigados”, afirmou Neto, sem dar detalhes sobre o que já existe nas investigações.

A comissão se reuniu, oficialmente, pela primeira vez nesta terça na sede do MP-RJ, no Centro do Rio. Com integrantes das polícias civil e militar, além de dois procuradores e quatro promotores, a comissão vai centralizar as investigações sobre atos de vandalismo, reunindo inquéritos que estão espalhados em diversas delegacias da capital.

Veja a nota na íntegrado governo do estado do Rio de Janeiro

“O decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) sempre esteve em absoluta sintonia com o Ministério Público RJ e, em momento algum, estabeleceu que a CEIV quebrasse sigilos. Somente à Justiça caberá a quebra de sigilos solicitados pela Comissão Especial que é presidida pelo MP-RJ”.