Esporte

Veja o que abre e o que fecha em Brasília no horario do jogo entre Brasil e Japão

O jogo entre Brasil e Japão na abertura da Copa das Confederações vai alterar alguns horários de serviços e visitações em Brasília. Nos shoppings, o comércio vai fechar as portas meia hora antes da partida e reabrir meia hora após o jogo. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o GDF, representantes dos lojistas e associação dos shoppings.

Delegacias
Todas as delegacias do DF funcionarão normalmente neste sábado, como em um dia de semana. Além do reforço no plantão de todas as delegacias, policiais civis à paisana atuarão nos arredores do estádio e na festa da Esplanada dos Ministérios.

Hospitais
Os hospitais atenderão em esquema de plantão de final de semana, ou seja, não haverá atendimento ambulatorial. O governo informa que a rede pública de saúde contará com quatro hospitais próximos à arena para atendimento médico em situações de emergência: Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital de Base, Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e Hospital Universitário de Brasília (HUB). O Hospital das Forças Armadas (HFA) fará o atendimento de autoridades.

Metrô
O metrô funcionará  em horário especial. A companhia informa que os trens começam a circular às 6h de sábado e finalizam as atividades à 1h do dia 16. Até as 23h30 todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque. A partir deste horário, o embarque será feito somente na estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto. O desembarque ocorrerá normalmente nas outras estações.

Shoppings
As lojas de shopping vão fechar meia hora antes e abrir meia hora depois do jogo. Praças de alimentação e cinemas funcionam normalmente.

Comércio de rua
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF, as lojas de rua podem decidir se vão ficar abertas ou não.

Zoológico
O zoológico funciona em horário normal, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 2. Crianças com até 5 anos e idosos acima de 60 não pagam entrada.

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)
A Água Mineral também funciona, das 8h às 16h. É permitido entrar com alimentos, exceto bebidas alcóolicas. Os ingressos custam R$ 6,50. Crianças com até 12 anos de idade e idosos com 60 anos ou mais não pagam entrada.

Feira da Torre
Terá funcionamento normal a partir das 8h até 18h. O espaço conta com 640 bancas que comercializam peças de artesanato, de vestuário e alimentos.orre de TV Digital
Funcionará no horário normal, das 9h às 17h. A visitação demora em torno de 10 minutos, com a supervisão de um guia treinado. Caso chova, a subida até o mirante da torre não será autorizada, por questões de segurança.

Torre de TV
Funcionará normalmente neste sábado, das 9h às 15h. Caso chova, a subida até o mirante da torre não será autorizada, por questões de segurança.

Torre de TV Digital
Funcionará no horário normal, das 9h às 17h. A visitação demora em torno de 10 minutos, com a supervisão de um guia treinado. Caso chova, a subida até o mirante da torre não será autorizada, por questões de segurança. É necessário chegar com antecedência porque a visita é feita com senhas. O último grupo sobe às 17h.