Educação

Rio das Ostras promove Encontro com a Ciência

Foto: Divulgação

Foto de várias pessoas no Planetário Digital

Planetário Digital é uma das atrações do 1º Encontro da Cidade com a Ciência
Foto: Divulgação

Foto de visitantes na sala de ciências observando um telescópio

Visitantes também poderão conhecer telescópio durante o evento

1º Encontro de Rio das Ostras com a Ciência,sera realizado nos dias 14 e 15 de junho. Promovido pela Prefeitura , o evento tem como proposta conhecer e debater a ciência como integrante do cotidiano. Serão apresentadas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e discutidos tópicos que orientarão as prioridades nos próximos anos nesses setores.

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Universo. O Planetário Digital, do Museu de Astronomia – MAST-RJ, estará em exposição na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdala, em Nova Esperança, na sexta, 14, das 9h às 16h. O planetário é uma cúpula inflável com equipamentos especiais e que são projetadas imagens do céu noturno para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões, guiadas por monitores, duram cerca de 20 minutos.

A cerimônia de abertura do Encontro será realizada no dia 14, a partir das 18h, na Câmara Municipal. Já no dia 15, a partir das 8h, serão realizadas palestras e debates novamente no Colégio Municipal Professora América Abdala, em Nova Esperança.

Confira a programação:

Palestras

14/6

18h – Abertura do Evento

19h – “Popularização da Ciência” – Prof. Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

15/6

8h30 – “Rio das Ostras: Cidade do Conhecimento” – Prof.ª Nelma Ferreira dos Santos – Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Rio das Ostras e professora do IFF – Macaé.

9h – “Uso de Energias Renováveis – A Produção de Energia e a Vida na Sociedade Atual” – Prof. Valdo da Silva Marques – Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – e Prof. Ruberval Baldini – Presidente da Associação das Empresas de Energia Renovável e Meio Ambiente – ABEER.

GRUPOS DE TRABALHO – No dia 15, a partir das 10h, serão realizados debates com Grupos de Trabalho abordando os seguintes temas: Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Futuro; Educação para a Ciência; Energias Renováveis; Os Desafios da Ciência na Saúde; Os Desafios da Ciência no Esporte; O caminho para a Inovação; Ciência e Cultura: Caminhos para a Integração; Questões de Gênero e as Novas Tecnologias.

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – O Encontro também servirá como preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013, que ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, e terá como tema principal “Ciência, Saúde e Esporte”. Serão promovidas e estimuladas em todo o País atividades de divulgação, difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao assunto.