Noticias

Governos do Rio, do Japão e prefeitura do Rio firmaram convênio para monitoraramente online de ônibus intermunicipais

Ônibus-Rio-de-Janeiro

 

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a Secretaria de Transportes participou hoje (12/06) do painel de abertura do IV Seminário Sistemas de Transportes Inteligentes ITS 2013, promovido pela Embarq Brasil no Centro Empresarial Rio, em Botafogo. O motivo da participação foi o convênio firmado entre o Governo do Estado com o governo japonês e a prefeitura do Rio de Janeiro para implementar um sistema de monitoramento online em tempo real dos ônibus intermunicipais.

O Japão monitora 47 milhões de veículos através de sistema de tecnologias inteligentes, a partir do controle de comportamento dos transportes por meio de sinal de telefones celulares e rádio, é possível alterar o tempo dos semáforos em caso de ocorrências que alterem o tráfego das vias e evacuar a área em segundos.

A proposta fluminense é implementar um sistema semelhante, usando o sinal de telefones celulares, para desenvolver um sistema inteligente que ajude em toda a gestão da frota, de forma a melhorar o controle de tráfego. O sistema será estendido aos ferry boats que transportam passageiros em Mangaratiba e Angra dos Reis, e às plataformas de embarque e desembarque dos trens da SuperVia e do MetrôRio.

– O Estado realiza uma licitação para regular a concessão de mais de 1.700 linhas de ônibus e faremos a gestão a partir de um sistema de regulação. Para isso, teremos um sistema de controle online, dos ônibus, que serão monitorados, em tempo real, por câmeras. As imagens serão acessadas de uma sala dentro do Centro de Comando e Controle do Estado, num sistema de cerca eletrônica, verificando o comportamento dos veículos e o cumprindo dos intervalos entre as viagens determinados – afirmou o secretário de Transportes, Júlio Lopes, que esteve no evento.
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, também participou do painel, apresentando as melhorias na mobilidade urbana com a implantação de corredores expressos (BRTs) e a faixas exclusivas para ônibus (BRS) na cidade do Rio.

Em sua quarta edição, o ITS 2013 reúne empresas de tecnologia, concessionárias, governo, técnicos, universidades e institutos de pesquisa para debater novas tecnologias e soluções para melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a fiscalização dos sistemas de transportes urbanos de passageiros de cargas nas cidades e rodovias do país. A iniciativa tem apoio da ANPTrilhos, Fetranscarga, Uerj e do Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).