Sem categoria

Estado realiza encontro no Rio para promover turismo na Região Serrana

Com objetivo de desenvolver e estimular o turismo na Região Serrana, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) promove nesta quinta-feira (05/05), a partir das 17h, no Palácio Itamaraty, Centro do Rio de Janeiro, um Encontro de Negócios entre empresários do setor, representantes de agências de turismo e operadores de viagem. Cerca de 150 pessoas já confirmaram presença, entre proprietários de hotéis e pousadas, bares e restaurantes da região e operadores e agentes de viagem da capital.

“A iniciativa tem como objetivo oportunizar negócios entre as agências de viagens e compradores do Rio de Janeiro com a cadeia produtiva do turismo da região. Vamos trabalhar para que a bela região serrana carioca seja um bom destino para o turista: bons hotéis, boas pousadas, bons restaurantes. Tenho certeza de que o inverno na serra vai propiciar bons momentos de lazer ” – destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, lembrando que a região se prepara para sua alta temporada.

O encontro é resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, o Sebrae/RJ, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e o Consórcio Serra Carioca – formado recentemente por lideranças do trade turístico de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, com apoio das prefeituras municipais –, com apoio do Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores e de entidades que representam o setor na região.

Feito na Serra Carioca

Durante o evento, será lançado o selo “Feito na Serra Carioca”, criado pelo designer Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, para identificar produtos da Região Serrana do Estado. Com o slogan “Quem compra, ajuda a reconstruir”, o selo foi desenvolvido com objetivo de estimular o consumo solidário e ajudar a reerguer a economia dos municípios fluminenses, atingidos por fortes temporais no início deste ano.

Também foram criados materiais de merchandising para identificar os estabelecimentos que comercializam os produtos da região com frases como “Aqui tem produtos da Serra Carioca. Compre e ajude a reconstruir o futuro de milhares de famílias” ou “Juntos para Recomeçar. Compre Produtos da Serra Carioca”.

Apoio à região

Esta é mais uma das ações estratégicas do Governo do Estado para impulsionar a retomada econômica dos municípios atingidos pela tragédia ocorrida em janeiro na Região Serrana. Por meio do programa Compra Rio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já promoveu três rodadas de negócios este ano, com objetivo de usar o poder de compra da iniciativa privada para alavancar novos negócios para empresas e empreendedores locais.

A primeira foi realizada em fevereiro, entre empresas do Pólo Metal Mecânico de Nova Friburgo e as companhias Vale e Leroy Merlin. A segunda ocorreu em abril, entre o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região e a rede de lojas Leader, na sede da empresa, em Niterói. Já a terceira, realizada semana passada (28/04), envolveu produtores rurais da região e a rede de Supermercados Zona Sul. O programa Compra Rio conta com a parceria de instituições como Sebrae/RJ, Firjan, Fecomércio-RJ e Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).

Encontro de Negócios com o Turismo da Região Serrana
Data: Quinta-feira – 05/05 das 17 às 19h
Local: Palácio Itamaraty
Endereço: Marechal Floriano 196 – Centro – Rio de Janeiro/RJ