O Governo do Estado dará início, nesta semana, à construção de três Clínicas da Família, sendo duas na Região dos Lagos – em Armação dos Búzios e Rio das Ostras – e uma no município de Queimados. As unidades vão contar com atendimento ambulatorial; consultório odontológico, farmácia, entre outros, e poderão atender até 8 mil pessoas por mês. As obras devem ser concluídas no fim deste ano. Cada clínica tem o custo de aproximadamente de R$ 1,3 milhão.
As secretarias municipais de Saúde assinaram termo de adesão e a Empresa de Obras Públicas do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Obras, vai construir as unidades e fornecer equipamentos e mobiliários das clínicas, que serão geridas pela prefeitura.
As Clínicas da Família são equipamentos que fazem parte da rede de Atenção Básica seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Estão incorporadas ao funcionamento dessas unidades os princípios da política de humanização, em especial o acolhimento à demanda espontânea na atenção básica, o que inclui atendimento às urgências e emergências.