Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, vai começar o maior torneio de futebol entre comunidades do Brasil. Já estão abertas as inscrições para a terceira edição da Taça das Favelas. Os interessados devem entrar no site oficial do evento,www.tacadasfavelas.com.br, até o próximo dia 10, para se cadastrar. Os selecionados serão anunciados no dia 12. Da disputa masculina podem participar jovens de 14 a 17 anos. O campeonato de mulheres aceita inscrições de atletas de 17 a 24 anos.
No ano passado, 25 comunidades pacificadas participaram do torneio. Na categoria feminina, a equipe campeã foi a da Cidade de Deus. O time masculino do Jacarezinho foi vice na sua categoria, o campeão foi o time da comunidade de Acari. Este ano, a meta da Central Única de Favelas (Cufa) – organizadora da Taça das Favelas – é reunir jovens de 80 comunidades para participar da seleção. Depois das “peneiras”, serão formadas 64 equipes masculinas e 16 femininas.
– A integração é o caminho. Queremos incentivar a convivência e o esporte – afirmou Celso Athayde, diretor da Cufa.
Além do lado esportivo, a Taça das Favelas aposta na questão social. No dia 9 de novembro, está marcado um mutirão de limpeza. O torneio seguirá a meta de conservação ambiental.
A expectativa dos organizadores é garantir a qualidade do futebol apresentado no torneio anterior. E as emoções vão durar até 2014. A grande final ocorrerá no dia 22 de fevereiro, em Madureira.