O Brasil que era considerado o maior pais católico do mundo está cada vez mais rompendo laços com o Vaticano.A principal causa da diminuição de fies nas igrjas católicas, e o convertimento dos católicos que passam a confessar a fe por Jesus Cristo nas igrejas evangélicas.
Segundo as pesquisas os mais jovens é que estão se afastando em maior quantidade da igreja católica e por essa causa, o Rio de Janeiro foi escolhido pela Santa Sé para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude para incentivar os jovens católicos da América do Sul.
Documentos do Wikileaks,mostram a preocupação da Igreja Católica com o crescimento das igrejas evangélicas em um trecho do texto o Vaticano se pronuncia dizendo que o Brasil e a América Latina devem ser considerados uma “terra de missão” e que o evangelismo tem que “recomeçar do zero”.
Em outro trecho do texto o Vaticano relata que se preocupa com o preparo dos padres brasileiros, principalmente com o celibato, por isso “ o clero deve ser novamente formado”.