
O Portal e-Cidadania e a mais nova ferramenta criada pelo Senado Federal para ampliar o diálogo com a população, o Portal foi lançado na semana passada ,e já recebeu as primeiras doze sugestões de projetos de lei, abordando temas diversos como eleições, poluição sonora e trabalho temporário.
Para o internauta participa basta consultar na página do e-Cidadania.para o internauta manifestar sua concordância, basta clicar na proposta e no botão “Eu apoio!”.Se a proposta receber o número necessário de votos,pode começar a tramitar no Congresso Nacional e eventualmente se transformar em lei.
Uma das 12 sugestões enviadas ao portal propõe que as eleições para os poderes executivo e legislativo sejam separadas.Atualmente no Brasil, as eleições para vereadores e prefeitos são no mesmo pleito. O mesmo acontece com deputados estaduais e governadores, e com deputados federais, senadores e o presidente da República.O argumento usado pela pessoa que apresentou a ideia, foi que a maneira atual de escolha confunde o eleitor e acredita que se forem realizadas separadamente, as eleições do legislativo poderiam servir como forma de avaliar a atuação do executivo.
O objeto de outra proposta e a criação de regras específicas,com menos burocrácias , para a contratação de trabalhadores temporários,o cidadão que mandou essa proposta também sugeriu a crição de um sistema on line para subistituir a carteira de trabalho. “É inadmissível que um trabalhador precise ter uma caderneta de papel para comprovar que está contratado”, afirma.
Um pedido para criação de regras para a poluição sonora produzidas por animais, especialmente cachorros támbem foi motivo de sugestão de um internauta .
Como participar
Para enviar as sugestões o internauta se identifica e apresenta a ideia e justificá- a, no formulário para envio uma área temática, sintetizar a proposta no campo “ideia central”; fala do problema que poderia ser solucionado ou atenuado pela proposta e depois detalhar a sugestão.
As ideias serão submetidas a uma análise para evitar propostas inconstitucionais ou que já estejam contempladas na legislação ou em outro projeto de lei em tramitação antes de serem colocadas para votação dos demais internautas . Por isso, a sugestão pode demorar até sete dias para ser enviada publicada no site.
As propostas que atingirem 20 mil manifestações de apoio no prazo de quatro meses serão enviadas pelo presidente do Senado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), iniciando a tramitação normal como projeto de lei.
É importante lembrar que nem todo assunto pode ser transformado em projeto de lei por parte dos senadores. Há temas que são da competência exclusiva do presidente da República, como o projeto de lei orçamentária e a criação de cargos no Poder Executivo.
Fonte Agência Senado
08/07/14
Gostaria de sugerir a possibilidade de Governo do Estado do RJ implantar um BRT ligando a Estação de DEODORO ( ponto de passagens dos BRT- Transolímpica e Transbrasil) até a Estação de Barcas da Ilha do Governador . O referido BRT cruzaria a Via LIGHT e estenderia numa via paralela à Linha Vermelha, atendendo uma estação em São João do Meriti e Duque de Caxias, cruzando a Transcarioca e terminando na Estação de Barcas da Ilha do Governador que liga ao Centro do Rio de Janeiro.Tal implantação possibilitaria atender principalmente os moradores da Baixada Fluminense, por cruzar por todos os BRT, além de reduzir o número de carros por priorizar o transporte de massa.