Noticias

Sérgio Cabral vai continuar na solitária

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai continuar isolado, sem ter direito a receber visitas da família ou acesso a aparelhos de televisão.

De acordo com o Tribunal de Justiça, o juiz da vara de execuções penais do Rio, Rafael Estrela, rejeitou o pedido da defesa de Cabral para suspender a punição.

Cabral foi mandado para a solitária, no último dia nove, depois que a corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária descobriu que ele detinha em sua cela uma quantidade de dinheiro superior ao permitido. A decisão determina que ele fique isolado por 10 dias.

De acordo com as regras da Seap, cada detento pode manter até 10 % de um salário mínimo, ou seja R$ 95,40 para fazer compras na cantina do presídio.

Quando a vistoria foi feita, o ex-governador estava com cerca de R$ 500. De acordo com a secretaria, fiscalizações do tipo vão se tornar rotina nas unidades prisionais do estado.

Na decisão desta quinta-feira (11), o titular da vara de execuções penais afirmou que a punição não poderia ser suspensa pela justiça porque seria uma interferência na autonomia da Seap.

Cabral está preso desde novembro de 2016, acusado de liderar inúmeros esquemas de corrupção quando era governador do estado.

Ele foi denunciado em 28 ações e já foi condenado em oito delas. As penas somadas já ultrapassam 180 anos de detenção.

Atualmente, o ex-governador está na cadeia pública Pedrolino Werling de Oliveira, no complexo de Bangu.