Noticias

Escola e Posto de Saúde são incendiados em aldeia indígena

Uma escola municipal e uma Unidade de Saúde da Família de aldeia indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá, sertão de Pernambuco, foram incendiados na madrugada desta segunda-feira. A comunidade indígena Povo Pankararu denunciou os incêndios por meio da página no Facebook nesta segunda-feira. Segundo o relato, os prédios foram criminosamente destruídos.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que investiga a motivação e os suspeitos do incêndio. Segundo a corporação, há uma equipe realizando a perícia nos locais e será aberto um inquérito policial para investigar o caso, que está sob o comando do delegado Daniel Angeli.

A comunidade lembra que a aldeia Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e obteve recentemente ganho de causa pela reintegração de posse do território.

“Os maiores prejudicados são as crianças sem escola nas vésperas do fim do ano letivo, a comunidade sem o Posto de Saúde da Família onde eram realizados cerca de 500 atendimentos mensais e a nossa alma que é constantemente ferida, machucada… Mas jamais silenciada”, acrescenta a nota.

Povo Pankararu
13 h

A barbárie começou.

Hoje nosso povo acorda com uma escola e um PSF destruídos pelo fogo do ódio, preconceito e da intolerância. A Escola São José e o PSF, prédios da Prefeitura de Jatobá, localizados na aldeia Bem Querer de Baixo, foram criminosamente incendiados tendo praticamente perda total da estrutura física, móveis, documentos, equipamentos… Pouca coisa se salvou.
A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse do nosso território.
Os maiores prejudicados são as crianças sem escola nas vésperas do fim do ano letivo, a comunidade sem o PSF onde eram realizados cerca de 500 atendimentos mensais e a nossa alma que é constantemente ferida, machucada… Mas jamais silenciada.
Que se faça a devida investigação, que os culpados sejam punidos, que haja justiça!
Hoje, mais do que nunca, resistir é a palavra de ordem.
Que a Força Encantada nos proteja.

Povo Pankararu
2 h

Boa noite, Povo Pankararu e amigos do nosso povo. O dia foi intenso de revolta, medo e angústia, mas maior que todos esses sentimentos foram as centenas de mensagens de apoio, força, carinho e gente disposta a ajudar na reconstrução da escola e do PSF na comunidade Bem Querer de Baixo.
Mas o momento agora pede cautela e calma. As investigações estão acontecendo, o local foi isolado pela polícia e breve teremos mais notícias. As lideranças irão se reunir em breve para tomar os devidos posicionamentos e traçar a melhor estratégia para reverter essa situação, mas saibam, contaremos com cada um de vocês que emanaram amor e solidariedade nesse dia.
Breve mais notícias e como se dará a campanha para reconstrução da escola e da unidade de saúde. Desde já agradecemos todo o carinho que recebemos e contamos com cada um. Ninguém solta a mão de ninguém.
Que a Força Encantada nos guie e nos proteja.
Resistir!