Noticias

Incêndio em parque nacional na Bahia já queimou 2.887,78 hectares

O incêndio que atingiu o Parque Nacional Boqueirão da Onça, na região de Sento Sé, no Vale do São Francisco, já queimou 2.887,78 hectares, área que equivale a cerca de 3 mil campos de futebol. De acordo com o Correio, a informação é da chefe do complexo, a veterinária Camile Lugarini. O site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informava, na quinta-feira (6), cerca de 3 mil hectares atingidos. Hoje (10), novas imagens de satélite atualizaram a extensão do fogo. O parque possui 345.378 hectares e virou ponto de preservação em abril deste ano. A baixa umidade do ar e os ventos fortes dificultam o controle do fogo, que está parcialmente contido.

Segundo o Ibama, o parque é um refúgio para as últimas populações de onças-pintadas do país. Uma força-tarefa de quatro aviões e 70 brigadistas por terra, que devem receber reforço de brigadistas do Rio de Janeiro, atuam no combate aos focos de incêndio.

A unidade de conservação de proteção integral abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.