Noticias

Morre dublador e ator Waldyr Santanna

roque-santeiro-waldir-santana-01

O dublador e ator Waldyr Santanna morreu neste sábado (21) aos 81 anos. A notícia foi veiculada através de redes sociais por amigos de Santanna.

A causa da morte ainda não foi revelada. Waldyr estava internado no Rio após passar mal durante uma dublagem.O ator Waldyr Santanna  fez o terencio na novela Roque Santeiro de 1985 e também fez participações em novelas como Água-viva, Rosa Baiana, Guerra dos Sexos, Roque Santeiro e Baila Comigo.    Waldyr Santanna é o dublador  da voz do personagem de desenho animado Homer Simpson, ele também dublou vários outros filmes, entre eles longas de sucesso com o ator Eddie Murphy, como “Um príncipe em Nova York”.

fez as vozes de muitíssimos personagens ao longo de sua vida, mais dois se destacaram ,capitão James Tiberius Kirk em Jornada Nas Estrelas IV: A Volta para Casa, Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira ,engenheiro Montgomery Scott (James Doohan) em Jornada nas Estrelas.

 O dublador foi a voz do personagem Homer nas primeiras temporadas da série americana, exibida pela primeira vez no Brasil em 1991 pela Rede Globo. O dublador chegou a deixar o posto em 1997 após desentendimentos com a VTI, empresa responsável pela dublagem. Com a sua saída, fãs notaram a diferença de voz e telefonaram à sede da empresa querendo o precursor da voz de volta. Sant’anna também deu voz ao vovó Simpson, de timbre mais senil.

Anos depois, ele retornou ao posto como dublador de Homer, ofício que deixou ao fim da 18ª temporada. Homer teve três dubladores até agora: além de Sant’anna, os profissionais Julio Cezar Barreiros, morto em 2014, e Carlos Alberto Vasconcelos. No cinema, Sant’anna dublou atores famosos como Eddie Murphy, Morgan Freeman e Harrison Ford.