Noticias

EUA doará US$ 16 milhões para ajudar venezuelanos na Colômbia e no Brasil

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou nesta sexta-feira (13) no Peru que Washington doará US$ 16 milhões para ajudar venezuelanos que fugiram da crise econômica do país, dos quais parte irá para grupos de acolhimento na Colômbia e no Brasil. Ele também disse que os EUA querem impor mais sanções contra o governo venezuelano.

As delegações responsáveis pela elaboração da declaração final da Cúpula tentam dar fim às divergências e chegar a uma fórmula aceitável para todos sobre a Venezuela. Segundo fontes próximas à negociação, poderia haver um consenso para incluir a formulação “os resultados das eleições carecem de legitimidade e de credibilidade”, em vez de não reconhecer o resultado do pleito, como propõem os 14 países do Grupo de Lima.

Trump cancelou sua visita que estava prevista à cúpula para focar na crise da Síria. Já o presidente Nicolás Maduro não foi convidado, e o governo de centro-direita do Peru disse que ele não é bem-vindo.

O chanceler brasileiro Aloysio Nunes se reuniu mais cedo com os opositores venezuelanos e afirmou que o governo brasileiro não deve adotar sanções contra indivíduos na Venezuela. Segundo Aloysio, a criação de um fundo multilateral está sendo discutida, mas ainda em estágios iniciais.

A oposição venezuelana trabalha durante a Cúpula de Lima para pressionar os países da região a aumentarem as sanções contra o regime chavista. Em um documento entregue à Cúpula e ao Congresso peruano, os oposicionistas pedem o aumento de sanções contra chavistas – congelamento de contas, expulsão de familiares que estejam em outros países e o não reconhecimento das eleições presidenciais marcadas para o dia 20 de maio.

Os venezuelanos também querem o reconhecimento da situação de emergência humanitária do país e a criação de um fundo para tratar dos refugiados.

O Brasil tem sido um dos principais destinos de quem deixa a Venezuela em busca de melhores condições de vida. Em 2017, os venezuelanos foram os que mais fizeram solicitações de refúgio no país.

Nesta sexta, o governo de Roraima entrou com uma ação no Supremo Tribunal Fedeal (STF) pedindo para a União fechar temporariamente a fronteira , a governadora do estado, Suely Campos (PP), disse que Roraima não está conseguindo lidar com a quantidade de imigrantes venezuelanos que chega ao estado.

Logo após chegar em Lima, o presidente Michel Temer declarou que é “incogitável” fechar a fronteira.