Noticias

Apagão afeta 15 cidades e quatro bairros do RJ

O apagão que atingiu cinco estados do Norte e todo o Nordeste do país nesta quarta-feira (21) também provocou queda de energia em 16 cidades do estado do Rio de Janeiro. Segundo a concessionária Enel Distribuição Rio, que administra a energia no interior do RJ e na Região Metropolitana, 212 mil clientes ficaram sem luz por 12 minutos. As cidades atingidas ficam em sua maioria na Região Metropolitana e pelo menos uma na Região dos Lagos: Cabo Frio.

A Light, companhia de energia do Rio, informou que teve que desligar a energia de 321 mil consumidores em quatro bairros da capital (Jacarepaguá, Penha, Campo Grande e Inhaúma) e também em dois municípios da Baixada Fluminense ( Seropédica e Paracambi). O apagão nesses locais durou apenas três minutos.

Em entrevista coletiva na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Centro do Rio, o diretor do órgão, Luiz Eduardo Barata Ferreira, informou que o motivo do apagão, que atingiu vários regiões do Brasil nesta quarta-feira (21) aconteceu depois que um disjuntor na subestação de Xingu, que pertence a rede Belo Monte, apresentou problemas.

Em nota, o Consórcio Norte Energia, responsável por Belo Monte, informou que o apagão não foi originado pela usina. “A usina também foi afetada pela falha ocorrida”, diz o comunicado.