Noticias

Filme Forma da Água recebe 13 indicações ao Oscar

formadaagua_2-750x380

O filma A Forma da Água, do mexicano Guillermo del Toro, teve indicações ao Oscar e desponta como grande favorito diante de rivais como Dunkirk, que concorre em oito categorias, e Três Anúncios Para um Crime, em sete. O anúncio dos indicados ocorreu nesta terça-feira (23) pela Academia de Hollywood. As informações são da EFE.

A fantasia romântica de Del Toro disputa as estatuetas de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Sally Hawkins), melhor ator coadjuvante (Richard Jenkins), melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer), melhor roteiro original (Del Toro e Vanessa Taylor), melhor fotografia (Dan Laustsen), melhor figurino (Luis Sequeira) e melhor edição (Sidney Wolinsky).

Trata-se de uma história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha nos Estados Unidos, na época da Guerra Fria. Com estética de conto de fadas, característica do cineasta, o filme também concorre nas categorias de melhor trilha sonora original (Alexandre Desplat), melhor design de produção, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Outros filmes com grandes chances de levar a estatueta são Dunkirk, do britânico Christopher Nolan, com oito indicações, e o independente Três Anúncios Para um Crime, com sete.

O Destino de uma Nação, filme político sobre Winston Churchill, obteve seis indicações, assim como o drama Trama Fantasma, que marca a despedida de Daniel Day-Lewis do cinema.

Além desses, Blade Runner 2049 recebeu cinco indicações, todas de caráter técnico. Outro que concorre em cinco categorias é Lady Bird: É Hora de Voar, de Greta Gerwig.

Star Wars: Os Últimos Jedi, filme de maior arrecadação do ano, recebeu quatro indicações.

Del Toro, que até hoje contava somente com uma indicação ao Oscar (pelo roteiro de O Labirinto do Fauno), disputa o prêmio de melhor diretor com Christopher Nolan (Dunkirk), Jordan Peele (Corra!), Greta Gerwig (Lady Bird: É Hora de Voar) e Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma).

O mexicano também disputará o Oscar de melhor roteiro original ao lado de Vanessa Taylor com Doentes de Amor, Corra!, Lady Bird: É Hora de Voar e Três Anúncios Para um Crime.

Gary Oldman (O Destino de uma Nação), Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq), Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), Daniel Day-Lewis (Trama Fantasma) e Daniel Kaluuya (Corra!) foram indicados ao Oscar de melhor ator, categoria que não conta com James Franco (O Artista do Desastre).

Franco, que levou o Globo de Ouro por melhor ator de comédia, era tido como um dos favoritos, mas a polêmica em torno de supostos casos de assédio pode ter pesado na hora da votação.

Por sua vez, Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime), Saoirse Ronan (Lady Bird: É Hora de Voar), Meryl Streep (The Post: A Guerra Secreta), Margot Robbie (Eu, Tonya) e Sally Hawkins (A Forma da Água) são as indicadas ao Oscar de melhor atriz.

Na categoria de melhor ator coadjuvante aparecem Willem Dafoe (Projeto Flórida); Woody Harrelson e Sam Rockwell (ambos em Três Anúncios Para um Crime), Richard Jenkins (A Forma da Água) e Christopher Plummer (Todo o Dinheiro do Mundo).

As candidatas a melhor atriz coadjuvante são Mary J. Blige (Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi), Allison Janney (Eu, Tonya), Lesley Manville (Trama Fantasma), Laurie Metcalf (Lady Bird: É Hora de Voar) e Octavia Spencer (A Forma da Água).

O Touro Ferdinando, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, foi indicado ao prêmio de melhor filme de animação.

Além disso, o ex-jogador de basquete Kobe Bryant concorrerá na categoria de melhor curta-metragem de animação com Dear Basketball.

Uma Mulher Fantástica, do diretor Sebastián Lelio, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Na categoria também concorrem O Insulto (Líbano), Desamor (Rússia), Corpo e Alma (Hungria) e The Square: A Arte da Discórdia (Suécia).

A 90ª edição do Oscar será realizada no dia 4 de março no Teatro Dolby de Hollywood, e contará pelo segundo ano seguido com Jimmy Kimmel como apresentador.

 

(Fonte Agência Brasil)