Noticias

Plano de Recuperação Fiscal marca início da retomada do crescimento econômico do Estado do Rio

 

O Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, apresentado nesta quarta-feira (06/09), no Palácio Guanabara, pelo governador Luiz Fernando Pezão e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, permitirá não apenas a regularização do pagamento dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas da administração estadual, mas também a retomada do desenvolvimento econômico.
A perspectiva de retomada do crescimento foi enfatizada por Pezão, Meirelles e o secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo. A avaliação de ambos é que a homologação do Regime ou Plano de Recuperação Fiscal, assinada na terça-feira (5/9), aliada à recuperação da economia brasileira, vai permitir ao estado reingressar na trajetória de crescimento.
Segundo o ministro da Fazenda, os recentes dados, que mostram sinais de recuperação da economia, vão contribuir para a atração de investimentos para o Estado do Rio.
0Nós somos hoje, e continuaremos a ser nos próximos anos, os maiores produtores de óleo e gás do Brasil. Para além deste setor, a carteira de projetos do Estado é próxima de R$ 20 bilhões, com perspectiva de 20 mil empregos. Ou seja, é pela via, também, de obtenção de receitas que vamos fechar essa equação – explicou o secretário.
O ministro da Fazenda acredita que o Plano de Recuperação Fiscal vai permitir um reequilibro fiscal sustentável e de longo prazo no Estado do Rio, cujos efeitos já começarão a ser visíveis nas próximas semanas.

 

MELHORIA DOS SERVIÇOS


O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, também destacou a perspectiva de regularização dos salários e ressaltou a melhoria da prestação de serviços.
– O Plano de Recuperação Fiscal apresenta um novo caminho para o Estado do Rio. O ajuste fiscal será importante para colocar os salários em dia e melhorar a prestação de serviços à população. Há várias medidas sustentáveis de receita que compõem o plano e que vão possibilitar uma gestão melhor dos recursos durante o período. Também é importante agradecer neste novo momento à equipe da Secretaria de Estado de Fazenda e a do Tesouro Nacional, por todo o empenho durante o processo de discussão do plano – afirmou o secretário.
Também participaram da apresentação o presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano; o presidente do Tribunal de Justiça, Milton Fernandes de Souza; a presidente do TCE, Marianna Willeman; o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Gussem; o Procurador Geral do Estado, Leonardo Espíndola; e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, além do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, secretários de Estado e parlamentares.