Noticias

Pezão quer Forças Armadas nas linhas vermelha e amarela

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pretende pedir ao governo federal apoio das Forças Armadas para patrulhamento das linhas vermelha e amarela. Com isso, a Polícia Militar ficaria liberada para operações dentro das comunidades.

Pezão recebeu nesta quarta-feira um ofício da Secretaria de Estado de Segurança que pede o patrulhamento pelos militares de 103 pontos da Região Metropolitana do Rio. O governador afirmou que vai conversar com os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Justiça, Torquato Jardim, e com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, antes de decidir se encaminha ou não o ofício.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança, o pedido foi feito após o Ministério da Defesa declarar que não havia impedimento financeiro, nem operacional, para a atuação dos militares no Rio.

O governador explicou, ainda, que não será necessário alterar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, assinado pelo presidente Michel Temer, que autorizou o emprego das Forças Armadas no Rio. Segundo Pezão, na ocasião da GLO, o patrulhamento de vias não estava previsto, e reconheceu que essa necessidade foi detectada posteriormente.

Pezão disse que as operações conjuntas, em que as forças federais atuam no entorno enquanto as estaduais entram nas favelas, vão continuar acontecendo. Segundo ele, ao menos três operações desse tipo ainda devem ocorrer.

 

(Fonte Agência Brasil)