Noticias

Washington Reis por ser ficha suja tem diploma cassado pelo TRE

68778941_ci-rio-de-janeirorj-04-07-2017-bxpolemica-da-criacao-de-cemiterio-municipal-em-duque-de

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou, nesta segunda-feira, o diploma do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (PMDB) e do seu vice, Marcos Moreira (PRP).O TRE entendeu que, pelo prefeito ter sido condenado por crime ambiental pelo STF em 2016, sua candidatura não se enquadrava nas exigências da Lei da Ficha Limpa. O julgamento foi iniciado no dia 2 de agosto, mas havia sido interrompido após um pedido de vista.

Washington Reis, contudo, tem direito a recorrer, e só será afastado definitivamente do cargo se for condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na primeira sessão, a assessoria de Reis afirmou que ele se considera inocente das acusações, e que iria recorrer em caso de condenação.

Em dezembro de 2016, a Segunda Turma do STF condenou Washington Reis a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, além de pagamento de multa de 67 salários mínimos.

Por unanimidade, os cinco ministros do colegiado consideraram irregular a divisão de terrenos vendidos ao deputado para a construção de um loteamento em Xerém, na Baixada Fluminense, no entorno da Reserva do Tinguá.

As obras foram iniciadas em 2003 e incluíram corte de vegetação em encostas e área de preservação permanente e a terraplanagem em beira de rio, desviando o curso da água, de acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF).