Noticias

Funcionários de empresa privada que administra bibliotecas e parques estão em aviso prévio

Funcionários da empresa privada que administra as Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro foram colocados em aviso prévio por falta de perspectiva de pagamento do governo do estado. Nesta semana as unidades passaram a operar em horário reduzido.

A Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, e a de Niterói agora abrem das 11h às 17h. Já a de Manguinhos e da Rocinha abrem das 10h30 até as 16h30.

Desde 2014, as bibliotecas são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e o contrato originalmente terminaria só em 2018. A empresa recebe cerca de R$ 20 milhões por ano para as quatro unidades.

O diretor da empresa, Henrique Oliveira, disse que, diante da incerteza de viabilidade econômica, decidiram colocar os 153 funcionários em aviso prévio para garantir que teriam recursos para pagar as indenizações trabalhistas. Ele disse também que procura patrocinadores privados para as bibliotecas.

As quatro unidades funcionam atualmente com recursos das prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, que somam R$ 1,750 milhão por mês.

As atividades serão mantidas pela empresa privada até o dia 30 de dezembro. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, voltarão a ser administradas pela Secretaria de Cultura do Estado. A secretaria foi procurada para falar sobre o futuro das bibliotecas e a possibilidade de fechamento, mas não respondeu à reportagem.

 

(EBC)