Noticias

Quanto de açúcar tem em um suco de fruta industrializado?

Pensando que estão ensinando os filhos a ter uma alimentação mais saudável, muitos pais e mães oferecem suco de caixinha ao invés de refrigerantes… entretanto nem sempre sabem qual é a real a diferença entre ambos.

Algumas pesquisas de institutos especializados, como a Anvisa, analisaram a quantidade de açúcar contido nos sucos industrializados e os resultados são incríveis.

Alguns sucos de uva podem chegar a ter 70% mais açúcar que um guaraná. Um copo grande de refrigerante de uva tem cerca de 57 colheres de açúcar.

Sabe quanto tem de açúcar em um copo grande de coca-cola (do tipo vendido em cinemas)?

44 colheres de chá de açúcar (para saber mais, clique aqui)

Já a fanta uva bate o recorde entre os refrigerantes:

57 colheres de chá de açúcar

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) produziu um vídeo em que chama a atenção para a necessidade de termos leis que regulamentem melhor essa questão, pois, segundo eles, é estabelecido que os sucos precisam ter no mínimo 10% de suco da fruta, mas não delimita a quantidade de açúcar.

Já abordamos aqui o problema da obesidade infantil e as pesquisas sobre saúde afirmam que o consumo de açúcar está intimamente ligado à diminuição da expectativa de vida, além de se relacionar com doenças letais.

Vale a pena estar atento e, se não for possível beber suco natural, a água é sempre a melhor opção!