Noticias

Refinaria Abreu e Lima bate recorde em refinamento de petróleo

Refinaria-Abreu-Lima-bate-novo-recorde-mensal

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) voltou a bater recordes de processamento de petróleo e produção de derivados, em julho. Segundo dados divulgados pela Petrobras, as novas marcas foram obtidas no volume de carga processada, na produção de diesel S-10 e de nafta petroquímica

A unidade do Nordeste fechou o mês de julho batendo, pelo terceiro mês consecutivo, o recorde de carga média processada, com a marca de 99,18 mil barris de petróleo por dia, volume 2,3% maior que o recorde anterior de 96,96 mil barris dia obtido em junho.

A nota indica que em julho foram processados 3,07 milhões de barris de petróleo, carga 4,6% superior ao recorde de maio deste ano, que foi de 2,94 milhões de barris.

Já a produção de diesel S-10, com baixo teor de enxofre, atingiu em julho 373,57 mil metros cúbicos (m³), a maior do país, o equivalente a 32% da produção nacional do derivado. O resultado é 1,7% superior ao recorde anterior, obtido em março deste ano, que foi de 367,39 mil m³.

Já a produção de nafta petroquímica cresceu 1,6% em relação a maio deste ano, até então a maior produção, atingindo o total de 46,64 mil toneladas.

Na nota, a Petrobras avalia que os novos recordes “reafirmam a busca contínua da estatal pelo aumento da eficiência operacional de suas refinarias, com excelência na gestão integrada do sistema de abastecimento, o que contribui para a redução das importações de derivados e para uma maior rentabilidade da empresa”.

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) é uma unidade de refino que está localizada em Ipojuca, Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape, distante 45 km do Recife.

A  Refinaria Abreu e Lima conta com avançadas tecnologias de refino com maior nível de automação. Sua concepção foi projetada para atender a diretrizes de categoria internacional e contempla tecnologias que respeitam o meio ambiente, com destaque para o alto nível de confiabilidade e desempenho, atendimento à qualidade dos produtos, baixo custo de manutenção, baixo consumo energético, uso otimizado de água e a máxima segurança operacional.

Características técnicas

A Refinaria Abreu e Lima   foi projetada com dois conjuntos de unidades de refino independentes para a flexibilidade na utilização de vários tipos de petróleo com maior confiabilidade operacional.

– Capacidade de processamento: 230 mil barris de petróleo por dia

– Produção: focada em diesel (70%). A refinaria foi projetada para produzir diesel com baixo teor de enxofre de acordo com os rígidos padrões internacionais, o Diesel S-10 (concentração de 10 partes por milhão de enxofre). Dentre as principais vantagens ambientais do Diesel S-10 está a redução em até 80% das emissões de material particulado e em até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio.

– Produtos: Diesel S-10, nafta, óleo combustível, coque, GLP (Gás liquefeito de petróleo).

Dados técnicos básicos da refinaria

Com os dois conjuntos de refino operando, a Refinaria Abreu e Lima contará com as seguintes unidades:
– Duas unidades de destilação atmosférica (UDA)
– Duas unidades de coqueamento retardado (UCR)
– Duas unidades hidrotratamento de diesel (HDT-D)
– Duas unidades hidrotratamento de nafta (HDT-N)
– Duas unidades de geração de hidrogênio (UGH)
– Duas unidades de abatimento de emissões (SNOX)

O projeto também prevê unidades de utilidades auxiliares e facilidades logísticas.

Mercados atendidos

A  Refinaria Abreu e Lima  já refina petróleo e produz derivados  para o mercado, desde dezembro de 2014. A nova refinaria tem como objetivo principal produzir óleo diesel e viabilizar o atendimento da demanda de derivados da região Norte e Nordeste, com redução das importações.

 

 

 

 

(Fonte Agência Brasil)