Noticias

Anvisa suspende venda de medicamento para gastrite e emagrecedor

233246

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira, 4, que o laboratório Aché suspenda a fabricação e recolha todos os lotes disponíveis nas farmácias de três medicamentos. São eles, o medicamento Biomag (cloridrato de sibutramina monoidratado) e seu genérico, o Cloridrato de Sibutramina, de 10 mg e 20 mg, fabricados pela empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A, foram suspensos nesta quinta-feira (4/8) pela Anvisa.

Os medicamentos, utilizados no tratamento de obesidade, estavam sendo fabricados com um princípio ativo fornecido por um fabricante diferente do aprovado pela Agência.

A Agência também suspendeu o medicamento Gastrium (omeprazol), 10 e 20 mg, fabricado pelo mesmo laboratório. Uma auditoria identificou que o Gastrium, indicado para acidez no estômago, era fabricado com formulação distinta da aprovada pela Anvisa.

O laboratório tem 60 dias para cumprir a decisão. Diante das irregularidades, a agência informou que o caso está em investigação para adoção de medidas e sanções cabíveis, caso necessário. A Anvisa determina que, nestes casos, os medicamentos sejam inutilizados.

A determinação está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4).