Noticias

Agentes da Força Nacional são atacados a tiros na Vila do João

forca

Agentes da Força Nacional foram feridos a tiros hoje (10) na Vila do João, localidade do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Justiça, eles entraram por engano na comunidade e foram recebidos a tiros por homens armados. a Força Nacional chegou a informar à Polícia Civil que um dos militares havia morrido, mas voltou atrás. Agora diz que o estado dele é gravíssimo. O soldado atingido é Hélio Andrade, 37 anos, de Roraima. Ele está no Rio desde 2015. Foi atingido com um tiro de fuzil na testa e perdeu muita massa encefálica. Como houve a notificação de morte feita pela Força Nacional, policiais da divisão de homicídios foram ao local dos tiros . Ele seria o motorista do carro da Força Nacional atacado, conforme sugeriu um dos militares envolvidos, ele contou que o motorista foi atingido na cabeça,ele foi internado em estado grave no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte onde faleceu. Os outros feridos foram encaminhados para o Hospital Sousa Aguiar, no Méier, e para o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, ambos na zona norte.

O comandante da Força Nacional de Segurança, coronel Alexandre Aragon, encaminhou-se para o hospital para acompanhar a situação do agente gravemente ferido que faleceu.

A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídio da Capital está no local em diligência.

Os três militares vítimas do ataque foram identificados como capitão Alen Marcos Rodrigues Ferreira, que atua em Cruzeiro do Sul, no Acre, o soldado Hélio Andrade, que é de Roraima, e soldado Rafael Pereira, do Piauí.

O soldado Hélio, de Roraima, foi baleado na cabeça e levado ao Hospital Salgado Filho, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência. Já o capitão Alen foi atingido de raspão no rosto.

o terceiro militar envolvido no ataque contou que foi socorrido por um taxista. “Um táxi está me dando um apoio, está me levando para o hospital”, contou.

Ainda segundo o militar, homens do Exército foram ao socorro da equipe. “Eu fui atingido, o capitão Alen foi atingido, o motorista foi atingido. Tem um outro combatente também, ele tá atingido, ele ficou fora da viatura. A equipe do Exército está lá perto”, disse  ele. 

A Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Segurança disseram que não vão se pronunciar sobre o ocorrido. O Ministério da Justiça e Cidadania, ao qual a Força Nacional está subordinada, ainda não se manifestou sobre o ataque.

A Força Nacional foi designada pelo Ministério da Justiça e Cidadania para cuidar da segurança de todas as instalações de competições da Olimpíada e Paralimpíada do Rio. Ela é formada por policiais militares, civis, bombeiros e peritos.

Todos os agentes da Força Nacional passaram por vários cursos de capacitação e outros treinamentos. Eles são dos 26 estados e também do Distrito Federal. A formação começou há mais de um ano, em Brasília e a maior parte do contingente é formada por PMs.