Esporte

Atleta paralímpico morre 5 dias após título em mundial de halterofilismo

GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG

O atleta paralímpico brasileiro Joseano Felipe, de 42 anos, morreu, nesta quinta (28), em Natal (RN), vítima de parada cardíaca. Joseano havia sido campeão no último sábado (23) da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Halterofilismo no Rio, evento teste para os eventos no Rio neste ano. O brasileiro estava próximo de conquistar um índice para os Jogos Paralímpicos do Rio.

Joseano era o atual sétimo colocado do ranking mundial da categoria de 107 kg, sendo que os oito melhores do ranking se classificariam. No sábado, ele havia conquistado o recorde das Américas levantando 206kg. Nos jogos Parapan-Americanos de 2015, o atleta já havia conquistado o ouro

Ex-policial militar no Rio Grande do Norte, Joseano Felipe foi baleado aos 27 anos em uma troca de tiros e ficou paraplégico. Ele começou a prática do levantamento de peso em 2005. “Mais do que o grande atleta que foi, é importante ressaltar e relembrar o homem, a pessoa. Nossos pensamentos estão com a família para que possam suportar este momento de dor”, lamentou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, em nota.

Confira a nota do CPB:

Comitê Paralímpico Brasileiro lamenta o falecimento do halterofilista Joseano Felipe

É com grande pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro informa o falecimento do halterofilista Joseano Felipe. Aos 42 anos, ele morreu na madrugada desta quinta-feira, 28, em Natal (RN), onde residia, após sofrer uma parada cardíaca. Joseano deixa esposa e filho.

“Ficamos extremamente chocados com a notícia do falecimento do halterofilista Joseano Felipe. Mais do que o grande atleta que foi, é importante ressaltar e relembrar o homem, a pessoa. Nossos pensamentos estão com a família para que possam suportar este momento de dor”, lamentou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Joseano era muito querido e popular no circuito do IPC de halterofilismo. Estava também bem próximo de conseguir vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Sua falta será sentida por todos do Movimento Paralímpico, em especial aqueles da comunidade do halterofilismo”, disse Phil Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Joseano foi policial militar até os 27 anos. Após ser baleado em uma troca de tiros, em 2000, perdeu o movimento das pernas. Praticou natação para reabilitar-se, em um primeiro instante. Em 2005, conheceu o halterofilismo paralímpico, modalidade na qual seguiria carreira.

Treinado pelo filho, Phelippe Michel, Joseano conquistou a medalha de ouro da categoria até 107kg nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Há uma semana, havia vencido a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Halterofilismo. Ao erguer 206kg, ele não só garantiu o título, mas havia se posicionado na sétima colocação do ranking mundial, o que lhe colocaria nos Jogos Paralímpicos deste ano.

O laudo da autópsia ainda não foi divulgado. O corpo de Joseano será velado no Centro de Velório Sempre (Rua dos Pajeús 1502 – bairro Alecrim – Natal).

 

(Fonte:Portal EBC)