Educação

Saiba como se proteger de vírus no WhatsApp

WhatsApp

Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab Brasil, não há como pegar vírus diretamente pelo WhatsApp. “Essa mensagem maliciosa é enviada por um vírus do tipo worm que está presente no celular, mas que não foi transmitido pelo aplicativo”, explica.

Os vírus são contraídos principalmente por usuários do chamado “root” – grosso modo, um tipo de desbloqueio do celular que permite baixar qualquer conteúdo da Google Play (seja ele pago ou gratuito), além de apps piratas que não existem na loja oficial.

“Hoje, 98% dos vírus criados para smartphones são para Android”, afirma Assolini. “Ainda não foram encontradas ameaças para Windows Phone e as que apareceram para iOS afetam especialmente usuários que realizaram o jailbreak [processo para desbloquear vários recursos]”.

Por meio do WhatsApp, há duas formas bem comuns de entrar em contato com vírus. A primeira é ao baixar arquivos (música, foto ou vídeo) de usuários já contaminados. A segunda, clicar em um link malicioso enviado por um contato.

“A popularidade do aplicativo tem sido usada como chamariz pelos hackers. Eles enviam mensagens maliciosas com links oferecendo versões do programa para PC, ativação da função da chamada de voz, entre outros. Nunca clique nestes endereços”, aconselha o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.

Solução

Para eliminar estes problemas de seu smartphone, utilize um antivírus. O programa fará uma verificação completa e removerá tudo o que está atrapalhando o desempenho de seu Android. Entre os apps que cumprem os requisitos, estão Kaspersky Internet Security (http://zip.net/bhrdbv), TrustGo Antivirus & Mobile Security (http://zip.net/bnrc6x) e AVG Mobile Antivírus (http://zip.net/bhjWLS).

Alguns usuários que realizaram o root em seu Android podem não notar diferença após fazer a varredura. Isso ocorre porque, em alguns casos, o antivírus não consegue remover a ameaça.

“Certos aplicativos piratas possuem vírus embutidos em seus códigos que são impossíveis de excluir com programas de segurança”, afirma Assolini. “A única opção neste caso é restaurar o padrão de fábrica do celular.”

Para isso, siga o trajeto Configurações > Fazer backup e redefinir > Configuração original > Redefinir telefone. Vale lembrar que este tipo de procedimento fará com que você perca todos os dados presentes em seu smartphone.