Noticias

Lista de alimentos que podem aumentar ou acabar com a dor de cabeça

receita-cha

Algumas pequenas mudanças de hábitos alimentares podem ser muito mais eficazes que analgésico na hora da dor de cabeça. A ideia é trabalhar a prevenção das dores através de alguns alimentos. De acordo com o Novo Guia de Nutrição, as dores e enxaquecas ocorrem por conta de um aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos, que geram inflamação e dor. Para acabar com isso, basta fazer algumas substituições. Confira a lista de alimentos que aumentar as chances de dor de cabeça e como você pode substituí-los. É importante lembrar que o ideal é que um nutricionista seja consultado, já que nem todos os alimentos são bons para todos. EvitarCafeínaAltera a circulação sanguínea. Está presente no café, no refrigerante à base de cola, no guaraná e no chá mate.

Nitritos e nitratos 

Dilatam os vasos. São encontrados nas linguiças, nas salsichas, nas carnes, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.

Tiranina 

Libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.

Fenois, aldeídos e sulfetos 

Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.

Gorduras do bem 

As do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova agem no controle da dor.

Triptofano 

Ajuda a liberar serotonina, que promove bem-estar. Invista em fontes como banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão e granola.

Anti-histamínicos 

Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão no orégano, no cravo, na canela e no gengibre.