Noticias

Centro de Tradições Gaúchas no RS é incendiado antes de casamento gay

CTG que vai sediar casamento gay é incendiado em Santana do LivramentoO CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinelas do Planalto, em Santana do Livramento, no interior do Rio Grande do Sul, foi incendiado na madrugada desta quinta-feira (11). O local seria palco no próximo sábado (13) de um casamento coletivo de 28 casais, entre eles, um homossexual.

A polícia investiga se o fogo foi proposital. As chamas destruíram justamente o palco onde seria realizada a celebração. Testemunhas disseram ter visto homens descendo de um carro branco e atirando garrafas em direção ao prédio, que é de madeira.

O CTG foi o único que aceitou a sugestão de uma juíza de fazer um casamento comunitário com casais heterossexuais e homossexuais. A decisão, no entanto, provocou a revolta de muitos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, que não aceitavam a cerimônia.

Em agosto, o patrono do CTG, Gilbert Gisler, já havia recebido uma ameaça de que o galpão seria incendiado. O fogo foi controlado ainda de madrugada e ninguém ficou ferido.