Noticias

Secretaria Municipal de Saúde do Rio promove campanha para marcar Dia Nacional de Redução da Morte Materna

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora na próxima quarta feira (28/05), o Dia Nacional de Redução da Morte Materna. E para celebrar esse dia, uma campanha será realizada na Clínica da Família Souza Marques e no CMS Alberto Borgeth, em Madureira, das 11h às 15h. O evento contará com a presença de profissionais e gestores da SMS, artistas, organizações não-governamentais e outros representantes da sociedade civil.

O objetivo é mobilizar e conscientizar a população sobre o tema e, principalmente, sensibilizar o profissional de saúde sobre a importância de seu papel. A cada ano morrem no mundo cerca de 287 mil mulheres e meninas em decorrência das complicações relacionadas à gravidez e ao parto, e 90% desses casos são evitáveis. No Brasil, as principais causas de morte materna são a hipertensão na gravidez e a hemorragia. Serão distribuídos panfletos e pulseirinhas para as pessoas abordadas.

Nos últimos anos a SMS vem implementando várias ações visando à redução da mortalidade materna através da expansão da Estratégia de Saúde da Família, tendo como principais eixos de atuação: o incremento e a qualificação dos processos de investigação e análise dos óbitos em mulheres em idade fértil; a qualificação do atendimento pré-natal e o rastreio com diagnóstico precoce da sífilis na gestação; e o Programa Cegonha Carioca.

Todos os interessados podem comparecer à Clínica da Família Souza Marques, na Praça Patriarca, s/nº, ou no CMS Alberto Borgeth, na Rua Padre Manso, s/nº.