Noticias

Rodoviários do Rio fazem nova assembléia na tarde desta terça (20/05)

Rodoviários dissidentes do Sintraturb-Rio, sindicato que representa a categoria, fazem uma nova assembleia para discutir os rumos do movimento na tarde desta terça-feira (20/05) na Candelária, no Centro da cidade. Eles vão discutir a possibilidade de fazer uma nova paralisação se entenderem que não houve avanço nas negociações com as empresas de ônibus.

Na semana passada, motoristas e cobradores dissidentes do sindicato cruzaram os braços por 48 horas causando transtornos aos cariocas.

Eles rejeitam o acordo firmado entre o Sintraturb-Rio e o Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus, que estabeleceu 10% de reajuste salarial. Os rodoviários dissidentes pedem aumento de 40% e cesta básica de R$ 400.

‘Catraca livre’

Rodoviários estudam iniciar um movimento de “catraca livre” em substituição às paralisações. Com isso, os passageiros entrariam pela porta de trás dos coletivos sem pagar passagem. O objetivo é manter o movimento reivindicatório sem prejudicar diretamente a população que depende do transporte público. Essa é uma das propostas que serão votadas em assembleia nesta terça-feira.

A ideia da “catraca livre”— que poderia conquistar apoio dos cariocas à causa — partiu de motoristas de ônibus, segundo Hélio Teodoro, um dos líderes do movimento grevista. “É uma das hipóteses que vão ser levadas e os companheiros vão dizer sim ou não. Se vamos continuar a greve, se haverá o fim da greve ou se haverá uma trégua, tudo isso será levantado”

Fonte: G1