Noticias

Rio de Janeiro é incluido em projeto oftalmológico

1220895957

O Ministério da Saúde oficializou, nesta segunda-feira (12), a adesão, ao Projeto Olhar Brasil, de cidades dos seguintes estados: , Rio de Janeiro,Paraíba, Pernambuco, Paraná, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

De acordo com o texto do Diário Oficial da União, os recursos serão transferidos de acordo com a produção apurada nos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do Sistema Único de Saúde.

Além disso, o Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) será o responsável por disponibilizar os valores especificados a cada município. Acesse as portarias publicadas (parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6, parte 7, parte 8, parte 9, parte 10, parte 11).

Confira quais cidades foram selecionadas:

  • Paraíba: Catingueira, Desterro, Condado, Emas, Junco do Seridó, Jacaraú; Passagem, Quixaba, Salgadinho, Santa Terezinha, Ouro Velho, São José do Cordeiros, São João do Cariri, Gurjão e Várzea 
  • Pernambuco: Afogados de Ingazeira, Tuparetama, Santa Terezinha, Carnaíba, Itapetim, Brejinho, Ingazeira e São José do Egito, Riacho das Almas, Ribeirão, Santa Cruz do Capibaribe (PE)
  • Paraná: Toledo, Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Terra Roxa e Tupãssi
  • Rio de Janeiro: Duque de Caxias
  • Goiás: São Simão, Uruaçu
  • Maranhão: Dom Pedro
  • Minas Gerais: Muriaé
  • Pará: Belém

Projeto Olhar Brasil

Elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, O Projeto Olhar Brasil visa identificar e corrigir problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica. Desse modo, a iniciativa busca reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais.

Inicialmente, o atendimento será prioritário  para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), aos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, aos participantes do programa Mulheres Mil e à população com idade igual ou acima de 60 anos.

Os alunos residentes em cidades incluídas no Brasil Sem Miséria e que não têm a cobertura do Programa Saúde nas Escolas serão atendidos por mutirão. A assistência oftalmológica ao idoso não alfabetizado será contemplada na rotina assistencial e na Política de Cirurgias Eletivas.

 

 

(Portal Brasil com informações da Imprensa Nacional)