Noticias

ProconRJ autua 15 lojas de fast food no Rio e na Baixada

O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) retomou nesta segunda-feira (05/05) a Operação LDL (o considerado colesterol ruim) para vistoriar as grandes redes de fast food como Mc Donald’s, Bob´s, SubWay, Giraffas e Burguer King das zonas Norte e Oeste do Rio, além da Baixada Fluminense. 

Mais de 27kg de alimentos impróprios para consumo e 41 litros de sucos, refrigerantes e misturas foram inutilizados. Das 23 lojas vistoriadas, 15 foram autuadas e serão multadas.

Só no Mc Donald’s da Estrada do Gabinal, em Jacarepaguá, foram descartados 20 litros e 600ml de bebidas e 2kg de vinagrete, pepperoni e empanado de frango sem especificação. Nestes locais, foram identificadas ainda irregularidades como compra avulsa de brinquedos limitada a cinco unidades por consumidor e produtos vendidos separadamente, como refrigerante e batata frita sem preço divulgado.

A mesma situação acontecia na filial da Av. Presidente Kennedy, em Duque de Caxias. Nesta loja, 2kg de molhos, queijo e cebola empanada foram inutilizados. Também não havia cardápio para a consulta dos clientes. Os banheiros adaptados para portadores de deficiência física não estavam funcionando, um deles, inclusive, servia de depósito para um latão com resíduos de óleo.

No Giraffas, do Shopping Tijuca, foram descartados 2kg de cenoura, muçarela e tilápia vencidos ou sem informações sobre a validade. Os agentes flagraram baratas passando pelas paredes da cozinha próximo aos utensílios de corte. No local, dois extintores de incêndio eram mantidos vencidos e despressurizados.

As filiais do Bob’s, no Posto Forza de Santa Cruz; do Burguer King e do Giraffas, ambos no West Shopping; e Mc Donald’s da Av. Brasil (Bonsucesso), Av. Governador Amaral Peixoto (Nova Iguaçu), Estrada do Galeão (Ilha do Governador), Rua Coronel Agostinho (Campo Grande) e Rua Felipe Cardoso (Santa Cruz) não apresentaram qualquer irregularidade.

Balanço da Operação LDL:

1 – Mc Donald’s (Estrada do Gabinal, 91/Jacarepaguá): 10 litros e 600ml de mistura de baunilha e 100g de bebida láctea sabor caramelo vencidos; 10 litros de bebida láctea, 470g de vinagrete, 400g de pepperoni e 1kg de empanado de frango sem especificação. Limitação de compra de até cinco brinquedos por consumidor na promoção do Homem Aranha. Ausência de preços individuais dos produtos vendidos separadamente (batata frita, refrigerante, etc).

2 – Mc Donald’s (Av.Presidente Kennedy, 1511/Duque de Caxias): Molho de sanduíche vencido; 500g de cebola empanada, 1kg de molhos e 500g de muçarela sem especificação. Não havia preços individuais dos produtos e nem cardápio para consulta. Um banheiro de deficiente não estava funcionando e o outro armazenava um latão com resíduo de óleo.

3 – Mc Donald’s (Av. das Américas, 14801/Recreio): 4 litros de mistura para milk shake sem especificação. Limitação de compra de até cinco brinquedos por consumidor na promoção do Homem Aranha.

4 – Mc Donald’s (Estradas dos Capoeiras, 536/Campo Grande): 4 litros de sucos e 700ml de mistura de morango com banana sem especificação; 700ml de mistura de morango com banana vencidos.

5 – Mc Donald’s (Av. Cesário de Melo, 1757/Campo Grande): 1kg de pepperoni sem especificação; 500g de cenoura vencidos.

6 – Mc Donald’s (Av. Ayrton Senna, 3383/Barra da Tijuca): Limitação de compra de até cinco brinquedos por consumidor na promoção do Homem Aranha.

7 – Subway (Rua Felipe Cardoso, 540/Santa Cruz): 2kg e 110g de queijo prato vencidos. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

8 – Subway (Av. Geremário Dantas, 1158/Jacarepaguá): 2kg de pepperoni fatiado vencido.

9 – Subway (West Shopping): 200g de queijo, 2kg e 300g de molhos sem especificação.

10 – Sub Way (Av. Marechal Henrique Lott, 120/Barra da Tijuca): 2kg de tomate vencidos; 710g de molhos e 150g de queijo sem especificação.

11 – Giraffas (Shopping Tijuca): 138g de cenoura ralada e 340g de muçarela vencidos; 1kg e 500g de tilápia congelada sem especificação. Havia baratas na cozinha. Dois extintores de incêndio estavam despressurizados e sem data de validade.

12 – Giraffas (Av. das Américas, 5150/Barra da Tijuca): 795ml de leite e 6kg e 727g de alimentos sem especificação como brócolis, mandioca, batata, cebola, pepino, bacon e queijo.

13 – Giraffas (Av. das Américas, 4666/Barra da Tijuca): 1 litro de suco de laranja, 2kg de costela, 200g de carré e 725g de bacon sem especificação.

14 – Bob’s (West Shopping): 10 litros de refrigerante vencidos; 1kg de cheddar, 200g de leite em pó e 50g de peito de peru sem especificação.

15 – Bob’s (Shopping Tijuca): Ausência do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz que informa o Disque Procon 151. Falta informação sobre os preços.