Noticias

Moradores do Rio poderão consumir energia elétrica pré-paga até o fim de 2014

medidor_sem_nova_tecnologia1_1

Os moradores do Rio de Janeiro poderão consumir energia elétrica de forma pré-paga até o fim de 2014. A novidade será possível através de um novo relógio interativo, que será instalado pela Light em 1 milhão de residências no estado até 2018, como informou a concessionária nesta segunda-feira (19/05). Ainda segundo a Light, com o programa, de nome Smart Grid, que engloba o medidor, a automação de rede, e novas tecnologias, o cliente saberá, por exemplo, o valor da conta em tempo real.

Todos os aparelhos terão uma tela interativa com informações dos clientes, que serão conectados à rede da Light. Desta forma, o usuário poderá comprar uma quantidade de quilowatts/hora de energia de forma pré-paga nas agências da concessionária. O Smart Grid vai informar ao residente o quanto de eletricidade ele consumiu desde a compra. O cliente ainda terá uma cota extra de 20 quilowatts/hora após seu “banco” de energia pré-paga se esgotar, para que ele possa fazer um novo pedido antes que a luz seja cortada.

O Smart Grid também vai fornecer à Light informações sobre eventuais interrupções de energia em bairros da rede. Desta maneira, o processo de reestabelecimento de energia será agilizado. Não haverá necessidade de ligar para a companhia para avisar um eventual problema. O monitoramento através da rede e do aparelho também vai contribuir para a diminuição de furtos de energia, os “gatos”, acredita o presidente da empresa, Paulo Roberto Ribeiro Pinto. 

“O que vai dispensar mesmo é o call-center. O medidor já vai enviar a mensagem para a Light já (informando a interrupção). Vou ter o monitoramento como um todo através do Smart Grid”, explicou Pinto.

A Light já instalou 400 mil aparelhos em favelas do Rio, além de bairros da Zona Oeste da cidade e da Baixada Fluminense para testes. Mas o aparelho será atualizado pela empresa responsável para inclusão da função de pré-pagamento. Os locais foram escolhidos devido ao elevado índice de furtos de energia em suas regiões, segundo Paulo Roberto.  Até julho de 2015, 700 mil residências do Rio já deverão ter o aparelho.

Problemas em teste

Em algumas comunidades, como a do Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio – que já recebeu o Smart Grid –, clientes reclamaram de aumento no consumo de energia desde a instalação. O presidente da Light garantiu que não há problema na medição de energia no aparelho.

“O mercado da Light é muito sensível à temperatura. O poder aquisitivo aumentou. Você vai às comunidades e as casas têm um, dois e até três aparelhos de ar-condicionado novos. As pessoas não tem a cultura do gerenciamento do consumo. E com a temperatura as pessoas ligam os aparelhos”, disse ele, sobre o possível motivo de um aumento no valor da conta.

O investimento total da Light nos aparelhos, rede e softwares será de R$ 750 milhões. O contrato com a empresa Landis+Gyr, dona da tecnologia e vencedora da licitação, deverá ser assinado até julho, após adequação do aparelho para função de pré-pagamento.

Fonte: G1