Noticias

Inglês sem Fronteiras oferece 2.685 vagas em cursos presenciais

logo-pde

O programa Inglês sem Fronteiras, ofertado pelo Ciência sem Fronteiras, oferece vagas para estudantes de diversas universidades federais, que tenham interesse em participar de cursos de língua inglesa presenciais. O prazo de inscrição termina às 12h do dia 8 de maio. São oferecidas 2.685 vagas, distribuídas em 23 universidades. Acesse o edital e confira as universidades contempladas.
O programa, em parceria com os Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades federais, irá ofertar cursos presenciais do nível 2 ao 5 do Curso My English Online. O objetivo é preparar os estudantes e melhorar suas habilidades linguísticas para os exames de proficiência TOEFL IBT e/ou IELTS.

Segundo o edital, os cursos terão duração mínima de 16 horas e máxima de 64 horas, a depender da proposta pedagógica de cada NucLi e do perfil de cada universidade. A carga horária dos cursos é de quatro horas semanais, distribuídas em dois a quatro encontros e realizadas em locais e horários definidos pela universidade credenciada.  O início das aulas tem data prevista para 19 de maio.

O corpo docente será composto por professores ou técnicos da instituição com formação em Letras – Inglês ou por alunos de graduação ou de pós-graduação da área de Letras, com nível de proficiência correspondente àquele lecionado.

Como se inscrever?

As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio deste link, na opção Inscrição Núcleo de Línguas. Para acessar, o candidato precisa informar seu CPF e uma senha pessoal.

Os interessados podem se inscrever em até duas opções de curso e turma, indicando o de sua preferência. Caso o candidato seja classificado na primeira opção, a outra será automaticamente cancelada.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo alunos que atendam os requisitos abaixo:

  •  Alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrícula ativa em universidade federal credenciada no NucLi;
  •  Alunos participantes e ativos no Curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas até 48 horas antes da sua inscrição;
  • Alunos que tenham concluído no máximo 90% do total de créditos de sua graduação ou pós-graduação.

A prioridade será para alunos da graduação de cursos pertencentes às áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que tenham concluído até 80% da carga horária total de seu
curso.

A convocação será feita por meio do e-mail informado pelo candidato a partir de 15 de maio. Para mais informações e dúvidas acesse o link Fale Conosco na página do programa.

Sobre o Inglês sem Fronteiras

O programa foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros. Os cursos busca oferecer aos estudantes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.

Para atender tal demanda, as ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência.

Inglês on-line

My English Online é o curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras, direcionado aos universitários que pretendem fazer intercâmbio fora do país por meio do Programa Ciência sem Fronteiras e, para isso, precisam aprimorar o nível de proficiência na língua.

Trata-se de uma iiniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

A capacitação é baseada na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar.

Benefícios

O estudante terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes abrangendo atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível.

Requisitos 

Para se candidatar ao curso My English Online é necessário se enquadrar em uma das opções abaixo:

  • Ter obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de graduação das instituições de ensino superior privadas;
  • Estar matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação;
  • Ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes.
Acesse o link para ler o termo de compromisso e realizar seu cadastro.

Teste obrigatório
A cada dois meses o aluno deverá realizar um teste de progresso. Em cada nível, o estudante deverá realizar dois testes de progresso antes da prova final. Caso não efetue o teste ou a prova dentro do prazo, o estudante receberá uma notificação por e-mail.

Fonte:
Portal Brasil com informações do
Inglês sem Fronteiras eCiência sem Fronteiras