Noticias

Governador do Rio pede transferência de mais criminosos para penitenciárias federais

O governador Luiz Fernando Pezão reafirmou, nesta quinta-feira (1/5), que vai solicitar a transferência para penitenciárias federais de mais criminosos presos no Rio. Nos próximos dias, a Secretaria de Segurança vai solicitar a transferência do traficante Luiz Carlos Jesus da Silva, o Djalma da Rocinha, acusado de participar de ataques a policiais.

Pezão disse ainda que solicitou o apoio do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para agilizar a transferência para penitenciárias federais de criminosos, já autorizada pela Justiça estadual. São eles: Márcio da Silva Lima, vulgo Tola, Alexander Mendes da Silva, vulgo Polegar, Adair Marlon Duarte, vulgo Aldair da Mangueira.

Além disso, o Ministério Público da Vara Criminal de Macaé pediu a transferência de Sandro Luís de Paula Amorim, vulgo Peixe, que também já foi deferido pela Justiça estadual de Macaé em novembro de 2013. Os pedidos de transferência desses quatro presos foram deferidos e, posteriormente, encaminhados ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão do Ministério da Justiça, que irá identificar os presídios federais em que há vagas para a transferência. Após a manifestação do Depen, o processo segue para corregedoria da Justiça federal vinculada à penitenciária indicada, para ratificação (ou não) da decisão de transferência. Esta semana a Secretaria de Segurança do Rio solicitou a transferência de outros três presos: Bruno Eduardo da Silva Procópio, vulgo Piná, Eduardo Fernandes de Oliveira, vulgo 2D, e Ramires Roberto da Silva. A 42ª Vara Criminal da capital já deferiu os pedidos.