Noticias

Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar intensifica treinamento para a Copa do Mundo

2072797

O Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (14/5) aula prática da 2ª edição do curso de Condutores de Cães Farejadores de Armas e Drogas na Rodoviária Novo Rio, no centro da cidade. A capacitação, que incluiu as disciplinas Técnica de Busca em Bagagens e Encomendas e Vistoria e Busca em Veículos, teve a participação de 12 cães e de 12 policiais adestradores. Outra etapa da ambientação será feita hoje na Estação das Barcas Arariboia, em Niterói.

A capacitação integra os constantes treinamentos que preparam a equipe para os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Atualmente, o BAC conta com cerca de 70 cães, divididos em grupos de intervenção tática, combate a distúrbios civis, resgate de reféns e patrulhamento. O Núcleo Cinófilo da Intervenção Tática e os Grupamentos de Choque com Cães, que atuam no controle de distúrbios, promovem atividades semanais, coordenadas pelo Comando de Operações Especiais (COE).

De acordo com um dos instrutores da disciplina, sargento Wagner Alves, a equipe estará apta para atuar em todo o estado, com foco em grandes eventos e ações em comunidades, além de revista a veículos e operações em vias públicas. Segundo o sargento, a simulação pode se tornar uma operação real, caso os cães encontrem armas, drogas e explosivos durante as incursões.

– É importante que os animais se acostumem a ambientes que recebem grande fluxo de pessoas, como a rodoviária. O processo é simplificado, já que não precisamos empregar vários homens para revistar todas as bagagens, mas apenas aquelas sinalizadas pelos cães, de acordo com os odores utilizados nos treinamentos – afirmou o sargento.

O curso, que tem duração de três meses, inclui disciplinas como conhecimento de condicionamento de cães, psicologia comportamental, técnicas de buscas em bagagens e encomendas, em edificações e áreas abertas, além de palestras e conferências.