Educação

Museu do Ingá apresenta programação especial dedicada ao cinquentenário do golpe militar de 1964

O Museu do Ingá, em Niterói, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, apresenta programação especial dedicada ao cinquentenário do golpe militar de 1964: As lentes do golpe , uma série filmes, debates e aulas que acontece no museu de 02/04 a 07/05, sob coordenação de Andréa Telo, professora e pesquisadora responsável pelo Centro de Estudos da História Fluminense.

Cine-debates para alunos das redes pública e particular de ensino médio apresentarão às gerações atuais filmes que relatam o período da ditadura – que serão mais tarde discutidos – , enquanto para o público em geral haverá um ciclo de debates sobre o tema.

Os encontros acontecem no museu até maio e, após um intervalo, voltam a acontecer de agosto a novembro de 2014.

Três escolas já estão participando do projeto, com um total de 164 alunos visitantes. Mas outras escolas interessadas devem entrar em contato com o museu por telefone para receber os filmes e agendar os debates. Enquanto os filmes selecionados são exibidos nas escolas, os debates acontecem no museu, nos horários de 10h ou 14h, de terça a sexta-feira. Os encontros acontecem no museu até maio e, após um intervalo, voltam a acontecer de agosto a novembro de 2014.

Com mediação de Alexandre Rodrigues, doutorando em História pela UFF e educador do Museu do Ingá, os cine-debates também trazem convidados especiais que tiveram uma vivência desse período histórico. Em 19/03, no debate com alunos do Colégio Pedro II, participou Marly Vianna, membro do secretariado nacional do PCB durante o regime militar e doutora em História pela USP.

Por sua vez, os debates abertos ao público serão realizados sempre às 19h, no Salão de Vidro do museu.
No dia 02/04, acontecem duas mesas: “Golpe de 1964: uma herança maldita”, com Ricardo de Castro, doutor em História pela UFRJ, e “O grande negócio da ditadura: quem ganhou e quem perdeu”, com Demian Melo, doutor em História pela UFF. Ambos são pesquisadores da área de sociedade e política, e levantarão questões sobre as mudanças e permanências históricas após esse período.

No dia 16/04, Silvio Tendler, cineasta e documentarista histórico, fará uma retrospectiva da sua obra sobre a história nacional. Também participará Ismenia Martins, historiadora e professora emérita da UFF.

No dia 07/05, será apresentado o documentário Tear, de Taiane Linhares, sobre a perseguição política aos operários da indústria têxtil de Magé. O debate, a seguir, será mediado por Filipe Ribeiro, autor de diversos trabalhos sobre o tema, e a professora Juçara Melo, da PUC-Rio.

Há, por fim, o ciclo de aulas “Os 50 anos do golpe e a violação de direitos humanos no Brasil. Parceria entre o Museu do Ingá, a Secretaria Municipal de Educação de Niterói, a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir), o Programa de Pós-Graduação Constitucional da UFF e a Comissão da Verdade, o curso é composto por cinco aulas sobre a relação histórica entre a ditadura brasileira e os direitos humanos, ministradas por diversos profissionais envolvidos com o tema, incluindo professores de História, Ciências Sociais e Direito da UFF, além de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Comissão da Verdade. O curso oferece certificação pela UFF e terá como sala de aula o Salão Dourado do museu, com transmissão também para o Salão de Vidro.

Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail codirniteroi@gmail.com. Após a aula inaugural na quinta feira, 03/04, cada uma das aulas seguintes aborda pontos específicos, sempre às terças-feiras, às 10h.