Destaques

Secretaria de Desenvolvimento Social combate a violência contra crianças no carnaval

baner_cia_crianca_adolecente

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) participa nesta quinta-feira (27/02) do lançamento da campanha “Não Desvie o Olhar”, voltada para o enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes durante o carnaval. A cerimônia de abertura da mobilização, desenvolvida em parceria com os governos Federal e Estadual, acontece às 11h , na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá (Avenida Salvador de Sá, 206, Estácio). A iniciativa visa conscientizar foliões sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes.

Considerando que durante grandes eventos, como o carnaval, a vulnerabilidade das nossas crianças e adolescentes aumenta, é preciso redobrar o cuidado. Por isso, a campanha “Não Desvie o Olhar” continuará ao longo de todo o carnaval, com divulgação nas principais portas de entrada do Rio: os aeroportos Santos Dumont, Antonio Carlos Jobim e na Rodoviária Novo Rio, assim como no Sambódromo.

A SMDS mantém um serviço de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes dedicados exclusivamente ao atendimento deste público nos 14 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da cidade. Nestes locais, o município realiza o atendimento psicossocial e garante o acesso da vítima e de seus familiares à Rede de Serviços da Prefeitura do Rio. Dentre os programas e projetos oferecidos para este público estão o Jovem Protejo e o ProJovem Adolescente.

Para denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Além do telefone, os denunciantes podem procurar atendimento nos Conselhos Tutelares do município do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre a SMDS e a localização dos CREAS e Conselhos Tutelares da cidade pela Central de Atendimento 1746, ou pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.