Noticias

Sambódromo recebe calçada da fama no carnaval

No aniversário de 30 anos do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o carnaval carioca ganha uma homenagem. Embaixo de uma das marquises foi inaugurada  hoje (25) a Calçada Nota 10, que presta homenagem às agremiações campeãs do carnaval, desde 1984. A ideia é resgatar a história do local e reverenciar a cultura do samba, ritmo que chegou a ser proibido.

Inspirada na calçada da fama de Hollywood, nos Estados Unidos, a Calçada Nota 10, no Rio de Janeiro, tem 31 estrelas confeccionadas de pedras portuguesas – simbolo da capital fluminense- nas cores preto e vermelho. No centro da estrela há uma peça de aço, com o nome da escola campeã e o ano da conquista. A estrela referente a 2014 está com um ponto de interrogação, que será substituído pelo nome da escola vencedora, na semana que vem.

A cantora Tia Surica, primeira mulher a interpretar um samba enredo em desfile de carnaval, diz que a Marquês de Sapucaí colocou os desfiles das escolas de samba em outro patamar. “Enriqueceu. Deu mais conforto ao público e a quem desfila. Antigamente, a gente subia em cadeiras e caixotes para assistir o desfile. Hoje, tem a arquibancada e até uma nova atração dentro da própria atração”.

O gari e passista Renato Sorriso, que ficou famoso ao sambar na Marquês de Sapucaí com sua vassoura, no carnaval de 1997, e cuja história se confunde com a do sambódromo, fala que o  local marcou sua vida . “Tudo o que tenho devo à apoteose. Só faltou colocar meu nome aqui”. Sorriso é uma das atrações do carnaval, e faz apresentações entre um desfile e outro.

Durante a inauguração da calçada, o prefeito Eduardo Paes recordou a importância do sambódromo para a cultura carioca. “Desde o momento [em] que deixou de ser criminalizado, o grande momento de transformação do carnaval carioca foi a construção do sambódromo”, afirmou. “Essa cidade deve muito ao samba. Por isso, nada melhor do que homenagear quem faz o samba”, acrescentou Paes, destacando o papel das agremiações que mantêm a tradição dos desfiles.

A calçada da fama do sambódromo foi construída em baixo da marquise do setor 10. O local fica aberto para visitação turística o ano inteiro e promete ser mais um ponto turístico do Rio.