Noticias

Procon registra aumento de 1.713% de autos de infração

A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, tem ampliado suas ações para coibir irregularidades em estabelecimentos no Estado do Rio. Em 12 meses, a pasta aumentou em 1.713% o número de autos de infração expedidos. Quase 1,5 mil estabelecimentos já foram autuados e 227 operações de fiscalização realizadas, sendo 1.451 multas aplicadas no período contra 80 em 2012.

Além das fiscalizações, os sete postos distribuídos pelo Rio de Janeiro totalizaram 95.279 atendimentos e o Disque Procon-RJ (151) já alcançou a marca de 1 milhão de ligações. O Governo do Estado também reduziu para 15 minutos o tempo de espera no Expressinho, serviço de intermediação de negociação entre o consumidor e algumas empresas. Já foram realizados 17.527 atendimentos.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo das ações estão a realização
de um concurso público, com a posse de mais 117 novos servidores, e a melhoria da estrutura de trabalho com a inauguração da sede nova.

– O Procon teve seu primeiro concurso público em 27 anos de existência, criamos uma nova sede com quatro andares, com melhoria de estrutura e ampliando nosso número de funcionários, dando posse aos concursados – explicou a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Operações de fiscalizações acontecem diariamente, incluindo nos finais de semana, nos mais variados estabelecimentos como agências bancárias, supermercados, lanchonetes e centros médicos particulares. Hoje, fiscais do Procon realizaram ações em supermercados da Baixada Fluminense, nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu.